Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrutuoso, Ana Beatriz Queiroz-
dc.date.accessioned2025-07-07T14:15:43Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-07-07T14:15:43Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationFRUTUOSO, Ana Beatriz Queiroz. Você viu no Perrengue?: a apropriação de vídeos do perfil de Instagram pelos veículos MidiaNews, Repórter MT e Olhar Direto. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4812-
dc.description.abstractConsidering the increased consumption of news through social media and the prominence of the Instagram profile Perrengue Mato Grosso in sharing videos sent by followers, which depict everyday problems faced by the residents of Cuiabá through Reels, this paper aims to qualitatively analyze how the news outlets Olhar Direto, MidiaNews, and Repórter MT have utilized the topics raised in these videos on their Instagram profiles, based on the "news values" outlined by Nelson Traquina (2005). Consequently, six news articles were examined between May and July 2024, shared by the news profiles on the aforementioned social media platform, which used content shared by Perrengue Mato Grosso as their source. The results show that, despite mostly reproducing videos that meet more than one newsworthiness criterion, they do not provide the full story on the discussed events, resulting in mere content reproduction as a reading resource, aimed at attracting internet users to the vehicle's profile and portal, without delivering anything beyond what was already published.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-21T14:17:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Ana Beatriz Queiroz Frutuoso.pdf: 2709359 bytes, checksum: d5f7776de2da9322d4e10f7b78796d95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-07T14:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Ana Beatriz Queiroz Frutuoso.pdf: 2709359 bytes, checksum: d5f7776de2da9322d4e10f7b78796d95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T14:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Ana Beatriz Queiroz Frutuoso.pdf: 2709359 bytes, checksum: d5f7776de2da9322d4e10f7b78796d95 (MD5) Previous issue date: 2024-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVocê viu no Perrengue? : a apropriação de vídeos do perfil de Instagram pelos veículos MidiaNews, Repórter MT e Olhar Diretopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrotti, Janaina Sarah-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5041096418913553pt_BR
dc.contributor.referee1Pedrotti, Janaina Sarah-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5041096418913553pt_BR
dc.contributor.referee2Coêlho, Tamires Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722581256304187pt_BR
dc.contributor.referee3Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o aumento do consumo de notícias por meio das redes sociais e o destaque do perfil de Instagram Perrengue Mato Grosso no compartilhamento de vídeos enviados por seguidores, que apresentam problemas do cotidiano dos cuiabanos através dos Reels, o presente trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente como os veículos noticiosos Olhar Direto, MidiaNews e Repórter MT têm utilizado as pautas levantadas nos vídeos em questão, a partir de seu perfil no Instagram dos portais, com base nos "valores-notícias" elencados por Nelson Traquina (2005). Assim, foram levantadas seis notícias entre os meses de maio e julho de 2024, compartilhadas pelos perfis noticiosos na referida rede social, que utilizaram como fonte os conteúdos compartilhados pelo Perrengue Mato Grosso. Os resultados mostram que, apesar de reproduzirem, em sua maioria, vídeos que atendem a mais de um critério de noticiabilidade, não entregam a notícia completa sobre o fato abordado, resultando em mera reprodução de conteúdos recurso de leitura, de atrair o internauta para o perfil e portal do veículo, mas sem entregar algo além do que já foi publicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordJornalismo de mídias digitaispt_BR
dc.subject.keywordPerrengue Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordSites locaispt_BR
dc.subject.keyword2Journalismpt_BR
dc.subject.keyword2Social mediapt_BR
dc.subject.keyword2Digital media journalismpt_BR
dc.subject.keyword2Perrengue Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Local websitespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Ana Beatriz Queiroz Frutuoso.pdf2.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.