Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Maria Vitoria Izoton-
dc.date.accessioned2025-07-10T14:14:21Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2025-07-10T14:14:21Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationBATISTA, Maria Vitoria Izoton. A verticalização do cinema: um panorama sobre tendências. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4858-
dc.description.abstractThis Final Course Work aims to understand the current market and social trend towards vertical cinema. To this end, the importance of new media, social networks (especially Tiktok) and technologies for the popularization and dissemination of this audiovisual style, based on experimentation and the propensity to use the vertical screen as a guide, is reiterated. By investigating the history of cinema with its screen formats and the emergence of instruments that made it possible to produce this content, in a practical and fast way, in the contemporary scenario, the aim is to understand the uses, as well as the points of reflection raised in the viewer and the director of the work. The work also contains an analysis of the role of the vertical format in cinematographic language, in the successes and failures of this filming mode. Towards the end, there is the presentation of an authorial fictional script entitled "Blackout Screen", used as a practical example of the concepts addressed, understanding the success of this style and where it can be achieved with a change in the positioning of the screen, from horizontal to vertical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-10T15:44:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Maria Vitoria Izoton Batista.pdf: 9355459 bytes, checksum: b22667875201964a26b6f0bcd4a810e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-10T14:14:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Maria Vitoria Izoton Batista.pdf: 9355459 bytes, checksum: b22667875201964a26b6f0bcd4a810e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T14:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Maria Vitoria Izoton Batista.pdf: 9355459 bytes, checksum: b22667875201964a26b6f0bcd4a810e5 (MD5) Previous issue date: 2024-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA verticalização do cinema : um panorama sobre tendênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Aline Wendpap Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511934507163474pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Aline Wendpap Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511934507163474pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555767806744471pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Beatriz Lobo de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8001940358541471pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4708438372487274pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender a atual tendência mercadológica e social de adesão ao cinema vertical. Para tanto, reitera-se a importância das novas mídias, das redes sociais (principalmente o Tiktok) e das tecnologias para a popularização e difusão deste estilo de audiovisual, baseado na experimentação e propensão do uso da tela vertical como guia. Ao investigar a história cinematográfica com seus formatos de tela e o surgimento de instrumentos que tornaram possível a realização desses conteúdos, de forma prática e rápida, no cenário contemporâneo, busca-se entender os usos, bem como os pontos de reflexões suscitados no espectador e no realizador da obra. O trabalho contém ainda uma análise sobre o papel do formato vertical na linguagem cinematográfica, nos sucessos e fracassos desse modo de filmagem. Encaminhando-se para o final, há a apresentação de um roteiro ficcional autoral intitulado "Tela apagada", utilizado como exemplo prático dos conceitos abordados, entendendo o sucesso desse estilo e onde se pode chegar com uma alteração de posicionamento da tela, do horizontal para o vertical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCinema e Audiovisual - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordTela verticalpt_BR
dc.subject.keywordTiktokpt_BR
dc.subject.keywordAspect ratiopt_BR
dc.subject.keyword2Cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Audio-visualpt_BR
dc.subject.keyword2Vertical screenpt_BR
dc.subject.keyword2Tiktokpt_BR
dc.subject.keyword2Aspect ratiopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Maria Vitoria Izoton Batista.pdf9.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.