Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGabriel, Danielle Souza-
dc.date.accessioned2025-07-14T19:06:05Z-
dc.date.available2023-09-28-
dc.date.available2025-07-14T19:06:05Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationGABRIEL, Danielle Souza. “Sortilégio” de Abdias do Nascimento: a estética negra no Teatro Experimental do Negro de 1951 a 1957. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4886-
dc.description.abstractWhen considering Abdias Nascimento's landmark for Afro-Brazilian culture, the research aims to analyze the theatrical play Sortilégio, written by Abdias Nascimento and performed by Teatro Experimental do Negro in 1957, with the perspective of an interdisciplinary research of History with the arts scenic. Through the research problem that proposes to think about how Abdias Nascimento used the elements of black aesthetics in Sortilégio, it presents the analysis of the textual and visual sources of the work to identify these elements, which would also be a tool used by the Negritude movement in exercising the protagonism for black people. The proposal is to resort to a visual analysis, looking for the elements of black aesthetics through the costumes, the characters' performances and their expressions, and also the textual analysis of the representation of the female characters, more specifically the characters: "Efigênia", black woman represented as a prostitute; and "Margarida", a white woman represented as a wife. There is a need to investigate female participation in the dramaturgical creation of the work through the author's own trajectory to demystify his female references during his life, which lead us to concepts of black feminism such as: intersexuality and pain. In this way, the research presents contemporary black theater as a Teatrovivência, and asks us to think about the importance of the play Sortilégio and the Teatro Experimental do Negro as one of the precursors in inspiration for an anti-racist practice carried out in theater based on the experiences of black subjects., influencing several contemporary theater groups currently aware of racial issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-16T15:09:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Danielle Souza Gabriel.pdf: 2651486 bytes, checksum: de2da8e6340003eae5645664627b058d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-14T19:06:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Danielle Souza Gabriel.pdf: 2651486 bytes, checksum: de2da8e6340003eae5645664627b058d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T19:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Danielle Souza Gabriel.pdf: 2651486 bytes, checksum: de2da8e6340003eae5645664627b058d (MD5) Previous issue date: 2023-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Sortilégio” de Abdias do Nascimento : a estética negra no Teatro Experimental do Negro de 1951 a 1957pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8597057535341617pt_BR
dc.description.resumoAo considerar o marco de Abdias Nascimento para a cultura afro-brasileira, a pesquisa tem como objetivo analisar a peça teatral Sortilégio, escrita por Abdias Nascimento e encenada pelo Teatro Experimental do Negro em 1957, tendo como perspectiva uma pesquisa interdisciplinar da História com a artes cênicas. Mediante o problema de pesquisa que propõe a pensar como Abdias Nascimento utilizou os elementos da estética negra em Sortilégio, apresenta a análise das fontes textuais e visuais da obra para identificar esses elementos, no qual também seria uma ferramenta utilizada pelo movimento da Negritude em exercer o protagonismo ao negro. A proposta é de recorrer a uma análise visual, procurando os elementos da estética negra através dos figurinos, das atuações dos personagens e suas expressões, e também da análise textual da representação das personagens femininas, mais especificamente das personagens: “Efigênia”, mulher negra representada como prostituta; e “Margarida”, mulher branca representada como esposa. Nota-se a necessidade de investigar a participação feminina para a criação dramatúrgica da obra por meio da trajetória do próprio autor para desmistificar as suas referências femininas durante a vida, em que nos levamaos conceitos do feminismo negro como: a intersexualidade e a dororidade. Desta forma, a pesquisa apresenta o teatro negro contemporâneo como uma Teatrovivência, e nos indaga a pensar a importância da peça Sortilégio e do Teatro Experimental do Negro como um dos precursores em inspiração para uma prática antirracista realizada do teatro a partir da vivência de sujeitos negros, influenciando diversos grupos teatrais contemporâneos atentos a questões raciais atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordTeatro Negropt_BR
dc.subject.keywordAbdias Nascimentopt_BR
dc.subject.keywordSortilégiopt_BR
dc.subject.keyword2Black Theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Abdias Nascimentopt_BR
dc.subject.keyword2Spellpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Danielle Souza Gabriel.pdf2.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.