Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKobayashi, Juliana Sayumi-
dc.date.accessioned2025-07-14T19:48:00Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-07-14T19:48:00Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationKOBAYASHI, Juliana Sayumi. Representações femininas ocidentais e orientais no filme de animação Mulan (1998) do estúdio Walt Disney. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4890-
dc.description.abstractThe present work has as its object and source of research the animated film “Mulan” (1998) produced by Walt Disney Studios, based on the original chinese story “The Ballad of Mulan”. The female representations constructed in the film will be addressed through a decoupage process, considering the context in which it was produced and the fact that cinema could be used as an instrument of ideological propaganda. Therefore, a critical analysis will be carried out between the historical and social field with the cultural and cinematographic universes, highlighting their proximity and reflections. The hypothesis raised considers the presence of an orientalist discourse that stands out, which reinforces stereotypes of East Asian culture, strengthening a hegemonic social and cultural model, in which female representations present a conservative aspect, of fragility and submission. At the same time, the material was produced considering an environment of advances regarding gender, aiming to reach a mostly Western audience, so we also have transgressive and progressive female representations. Therefore, the research presents this duality of Western and Eastern female representations in the film Mulan, which influence the formation of identities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-30T13:21:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Juliana Sayumi Kobayashi.pdf: 646252 bytes, checksum: 79b10467019d8276483bd3acd0f1fe22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-14T19:48:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Juliana Sayumi Kobayashi.pdf: 646252 bytes, checksum: 79b10467019d8276483bd3acd0f1fe22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T19:48:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Juliana Sayumi Kobayashi.pdf: 646252 bytes, checksum: 79b10467019d8276483bd3acd0f1fe22 (MD5) Previous issue date: 2024-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações femininas ocidentais e orientais no filme de animação Mulan (1998) do estúdio Walt Disneypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170931847804264pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto e fonte de pesquisa o filme de animação “Mulan” (1998) produzido pelos estúdios Walt Disney, baseado no conto original chinês “A Balada de Mulan”. Serão abordadas as representações femininas construídas na película por meio de um processo de decupagem, considerando o contexto no qual foi produzida e o fato de que o cinema pode ser utilizado como um instrumento de propaganda ideológica. Portanto, será realizada uma análise crítica entre o campo histórico e social com os universos culturais e cinematográficos, evidenciando suas proximidades e reflexos. A hipótese levantada considera a presença de um discurso orientalista, que reforça estereótipos sobre a cultura do Leste Asiático, fortalecendo um modelo hegemônico social e cultural, no qual as representações femininas apresentam um aspecto conservador, de fragilidade e submissão. Ao mesmo tempo, o material foi produzido considerando uma conjuntura de avanços relativos à questão de gênero, visando atingir um público majoritariamente ocidental, de modo que temos representações femininas transgressoras e progressistas. Sendo assim, a pesquisa apresenta essa dualidade das representações femininas ocidentais e orientais no filme Mulan, que influenciam na formação de identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordOcidentept_BR
dc.subject.keywordOrientalismopt_BR
dc.subject.keywordRepresentaçãopt_BR
dc.subject.keywordFemininopt_BR
dc.subject.keywordMulanpt_BR
dc.subject.keyword2Westernpt_BR
dc.subject.keyword2Orientalismpt_BR
dc.subject.keyword2Representationpt_BR
dc.subject.keyword2Femininept_BR
dc.subject.keyword2Mulanpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Juliana Sayumi Kobayashi.pdf631.11 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.