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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4897
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cinema e representação : comunidades tradicionais do Pantanal mato-grossense no cinema documental |
Autor(es): | Padilha, Fabiana de Campos |
Orientador(a): | Mendes, Caroline Garcia |
Membro da Banca: | Mendes, Caroline Garcia |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo analisar as representações das Populações Tradicionais do Pantanal Mato-Grossense a partir dos documentários “Céu e Água” (2006) e “Águas encantadas do Pantanal” (2001). A pesquisa tem como referencial teórico o conceito de representação proposto por Roger Chartier. A metodologia utilizada foram análises do material audiovisual seguindo uma abordagem qualitativa, buscando identificar como as populações tradicionais são representadas nas obras audiovisuais e o diálogo que as obras estabelecem com bibliografias existentes sobre as populações tradicionais da região. A partir da análise realizada concluiu-se que as obras documentais são exemplos de representações culturais que buscam retratar as populações tradicionais a partir da sua relação com o meio ambiente, especialmente com a água. Além disso, a conclusão abrange também como as representações estéticas presentes no imaginário ribeirinho evidenciam a influência da dominação colonial na construção das narrativas e na valorização das características europeias. Assim como, a influência das línguas africanas e indígenas na formação da linguagem regional, e por fim, o conflito entre as políticas de conservação do meio ambiente e as práticas tradicionais das comunidades locais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to analyze the representations of Traditional Populations of the Pantanal MatoGrossense in the documentaries "Céu e Água" (2006) and "Águas encantadas do Pantanal" (2001). The theoretical framework used is Roger Chartier's concept of representation. The methodology employed involved qualitative analysis of the audiovisual material, seeking to identify how traditional populations are represented in the audiovisual works and the dialogue established with existing literature on the traditional populations of the region. Based on the analysis conducted, it was concluded that the documentary works are examples of cultural representations that seek to portray traditional populations based on their relationship with the environment, especially with water. Furthermore, the conclusion also encompasses how the aesthetic representations present in the riverside imaginary highlight the influence of colonial domination in the construction of narratives and the valorization of European characteristics. It also explores the influence of African and indigenous languages in the formation of regional language, as well as the conflict between environmental conservation policies and the traditional practices of local communities. |
Palavra-chave: | Representação Populações tradicionais Documentários |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Representation Traditional populations Documentaries |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | PADILHA, Fabiana de Campos. Cinema e representação: comunidades tradicionais do Pantanal mato-grossense no cinema documental. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4897 |
Data defesa documento: | 22-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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