Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Kairo Rodrigo Espósito dos-
dc.date.accessioned2025-07-17T18:42:01Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2025-07-17T18:42:01Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Kairo Rodrigo Espósito dos. As políticas educacionais no governo Fernando Henrique Cardoso: as práticas neoliberais na educação básica. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4902-
dc.description.abstractEste trabajo se ubica en los dos gobiernos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), con el objetivo rector, de analisar cómo las transformaciones del sistema capitalista influyeron en las políticas educativas del gobierno en educación básica, proponiendo una reflexión sobre la educación básica brasileña en la actualidad. Para lograr este objetivo, se realizó un análisis del contexto histórico mundial de finales de los años 1980 y principios de los 1990, las propuestas y metas para la educación en los informes de las conferencias de la UNESCO, la CEPAL y el Banco Mundial, el contexto histórico del neoliberalismo en Brasil y las políticas neoliberales en educación básica adoptadas por FHC. Así, la obra se fundamenta en la Historia Política. En cuanto al marco teórico, la perspectiva marxista Gramsciana en el análisis de las relaciones de clases ayuda a reflexionar sobre la simbiosis entre sociedad política y sociedad civil. Para ello, se utilizan métodos de análisis documental del período para comprender la dinámica de la clase burguesa en la organización y difusión de la lógica capitalista en las estructuras educativas como herramienta de dominación.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-23T13:04:36Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kairo Rodrigo Espósito dos Santos.pdf: 194387 bytes, checksum: 51c4b60ef06b2406b97d0302819a1126 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-17T18:42:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kairo Rodrigo Espósito dos Santos.pdf: 194387 bytes, checksum: 51c4b60ef06b2406b97d0302819a1126 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T18:42:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kairo Rodrigo Espósito dos Santos.pdf: 194387 bytes, checksum: 51c4b60ef06b2406b97d0302819a1126 (MD5) Previous issue date: 2023-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs políticas educacionais no governo Fernando Henrique Cardoso : as práticas neoliberais na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246615091399588pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se situa nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), tendo como objetivo norteador, analisar como as transformações do sistema capitalista influenciaram as políticas educacionais do governo na educação básica, propondo uma reflexão sobre a educação básica brasileira no tempo presente. Para se atingir esse objetivo foi realizado uma análise do contexto histórico mundial no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas e metas para a educação nos relatórios das conferências da UNESCO, CEPAL e Banco Mundial, o contexto histórico do neoliberalismo no Brasil e as políticas neoliberais na educação básica adotadas por FHC. Assim, o trabalho está baseado na História Política. Com relação ao referencial teórico, a perspectiva marxista gramsciana na análise das relações de classe, ajuda a refletir sobre a simbiose entre sociedade política e sociedade civil. Para tanto, utiliza-se métodos de análise documental do período para compreender a dinâmica da classe burguesa na organização e disseminação da lógica capitalista nas estruturas educacionais como ferramenta de dominação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordNeoliberalismopt_BR
dc.subject.keywordFernando Henrique Cardosopt_BR
dc.subject.keyword2Educaciónpt_BR
dc.subject.keyword2Neoliberalismopt_BR
dc.subject.keyword2Fernando Henrique Cardosopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Kairo Rodrigo Espósito dos Santos.pdf189.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.