Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, André Luis Duarte de-
dc.date.accessioned2025-07-18T18:24:42Z-
dc.date.available2025-02-04-
dc.date.available2025-07-18T18:24:42Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, André Luis Duarte de. O uso das tecnologias digitais no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4912-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the use of digital technologies in History teaching, highlighting its impact, potentials, and challenges. Initially, broad definitions of technology and its evolution throughout human history are addressed, contextualizing the rise of digital information and communication technologies in contemporary times. Through the literature review, which evidences the growing academic interest in this theme, various approaches and perspectives on the use of digital technologies in History teaching are explored. These approaches include promoting collaborative and interactive learning, using educational games, teacher training, and encouraging students' critical thinking. The research results highlight the diversity and complexity of this field of study, emphasizing the importance of a student-centered pedagogical approach. Finally, the importance of continuously exploring the possibilities offered by digital technologies in History teaching will be emphasized, aiming to promote a more meaningful, inclusive, and participatory historical education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-25T14:21:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_André Luis Duarte de Almeida.pdf: 474611 bytes, checksum: 3ebe01403ed0b75a7ce9562480163089 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-18T18:24:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_André Luis Duarte de Almeida.pdf: 474611 bytes, checksum: 3ebe01403ed0b75a7ce9562480163089 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T18:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_André Luis Duarte de Almeida.pdf: 474611 bytes, checksum: 3ebe01403ed0b75a7ce9562480163089 (MD5) Previous issue date: 2024-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais no ensino de história : um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga o uso das tecnologias digitais no ensino de História, destacando seu impacto, potencialidades e desafios. Inicialmente, são abordadas as definições amplas de tecnologia e sua evolução ao longo da história humana, contextualizando a ascensão das tecnologias digitais da informação e comunicação na contemporaneidade. A partir da revisão bibliográfica, que evidencia o crescente interesse acadêmico nessa temática, são exploradas diversas abordagens e perspectivas sobre o emprego das tecnologias digitais no ensino de História. Essas abordagens incluem a promoção de uma aprendizagem colaborativa e interativa, a utilização de jogos educativos, a formação de professores e o estímulo ao pensamento crítico dos alunos. Os resultados das pesquisas demonstram o quanto a temática é cheia de nuances e desafios, e reforçam como é crucial uma abordagem de ensino que coloque o aluno no centro. É fundamental explorar sempre as ferramentas digitais disponíveis no ensino de História, buscando tornar a experiência de aprendizado mais rica, inclusiva e interativa para todos os envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordPotencialidadespt_BR
dc.subject.keywordDesafiospt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keyword2Digital technologiespt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Potentialspt_BR
dc.subject.keyword2Challengespt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_André Luis Duarte de Almeida.pdf463.49 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.