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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do cinema como fonte histórica no ensino de história : possibilidades e desafios
Autor(es): Santos, Augusto Antunes de Miranda
Orientador(a): Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Resumo : Este estudo tem como finalidade e objetivo analisar o uso do cinema como fonte histórica no ensino de História. Para isso, utilizamos referências bibliográficas e teóricas-metodológicas, que possibilitaram observar o uso do cinema como fonte histórica no ensino de História. Além de observar as diferentes abordagens do uso do cinema em sala de aula pelos professores na relação de ensino e aprendizagem. Inicialmente o cinema surgiu como meio de entretenimento e de propagação cultural, no início do século XX. Contudo ao decorrer dos anos o cinema foi se incorporando na sociedade, seja para fins comerciais, políticos, culturais, educacionais e sobretudo entretenimento social. Por englobar tantos elementos sociais importantes, o cinema passou a ser um meio de compreender a sociedade, seus costumes, suas políticas e outros elementos sociais do seu tempo. Na História o cinema foi introduzido como fonte em um processo de reconfiguração na sua historiografia. Pois antes da historiografia dos Annales, propriamente dita da Nouvelle histoire – o cinema em si não era considerado uma fonte, pois o documento com valor histórico ainda estava vinculado ao Estado. O documento oficial, vinculado as instituições tinha um valor simbólico muito grande para a construção de uma narrativa, ou memória coletiva, e esse é um dos fatores principais para que as fontes estivessem vinculadas ao Estado, para que assim pudesse fazer a manutenção das suas narrativas. Justamente esse método positivista da Escola Metódica fez com que excluíssemos por muito tempo algumas fontes que pudessem ser usadas para explicar a respeito de eventos históricos e sociais. A partir dessa mudança metodológica no campo da escrita da História, o cinema e outros objetos sociais como fontes históricas. Essas novas fontes mudaram o campo historiográfico e pedagógico da história, pois abriram uma gama de possibilidades no fazer histórico, tanto no ato de pesquisar quanto de ensinar História.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this study is to analyze the use of cinema as a historical source in history teaching. To do this, we used bibliographical and theoretical-methodological references, which made it possible to observe the use of cinema as a historical source in the teaching of History. In addition to observing the different approaches to the use of cinema in the classroom by teachers in the teaching and learning relationship. Cinema initially emerged as a means of entertainment and cultural propagation at the beginning of the 20th century. Over the years, however, cinema has been incorporated into society, whether for commercial, political, cultural, educational or, above all, social entertainment purposes. Because it encompasses so many important social elements, cinema has become a means of understanding society, its customs, its politics and other social elements of its time. In history, cinema was introduced as a source in a process of reconfiguration in its historiography. Because before the historiography of the Annales, properly speaking the Nouvelle histoire - cinema itself was not considered a source, because the document with historical value was still linked to the State. The official document, linked to institutions, had great symbolic value for the construction of a narrative, or collective memory, and this is one of the main factors why sources were linked to the state, so that it could maintain its narratives. It is precisely this positivist method of Methodical School meant that for a long time we excluded some sources that could be used to explain historical and social events. As a result of this methodological change in the field of history writing, cinema and other social objects became historical sources. These new sources have changed the historiographical and pedagogical field of history, as they have opened up a range of possibilities in the making of history, both in the act of researching and teaching history.
Palavra-chave: Ensino de história
Fonte histórica
Cinema
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Historical source
Cinema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: História - CUC - Licenciatura
Referência: SANTOS, Augusto Antunes de Miranda. O uso do cinema como fonte histórica no ensino de história: possibilidades e desafios. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4915
Data defesa documento: 3-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

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