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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4920
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma animação a contrapelo : o discurso histórico em face da violência em “Uma História de Amor e Fúria” (2013) de Luiz Bolognesi |
Autor(es): | Silva, Lucas Campos da |
Orientador(a): | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Rodrigues, João Paulo |
Membro da Banca: | Sepúlveda, Iza Debohra Godoi |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o discurso histórico empreendido no longametragem em animação tradicional “Uma história de amor e fúria” (2013), roteirizado e dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi. Na obra, o diretor propõe revisitar o passado nacional questionando os marcos consolidados pela historiografia tradicional e difundido na memória coletiva. Para tal, assume a perspectiva dos vencidos dos processos históricos sob perspectiva de um guerreiro imortal, testemunha ocular dos eventos, que assume o papel de narrador. Dessa forma, o filme funciona como agente da transubstanciação da memória coletiva evidenciando os conflitos de memória ao representar os agentes silenciados. Além disso, a produção cinematográfica questiona a noção de cordialidade como sinônimo de passividade no que se refere as relações sociais, isto é, uma visão positiva da identidade nacional, ao expor a violência como algo que persiste na história. Por um lado, essa violência é utilizada como uma ferramenta para manter o poder instituído, mas, por outro lado, também pode ser vista como uma forma de emancipação das relações de dominação. Diante disso, as relações sociais são retratadas de maneira conflituosa. A narrativa construída por Bolognesi alude que só com o conhecimento do passado pode-se entender o presente e mudar o futuro, esse aspecto é exposto na obra pela projeção de um futuro distópico no final do século XXI. A partir disso, podemos elencar a obra cinematográfica como um documento/monumento pelo qual torna-se possível a desmistificação do passado, por meio da linguagem áudio-imagética a obra em questão pretende ser instrumento de conscientização propondo a construção de uma outra memória sobre os fatos e agentes históricos representados. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to investigate the historical discourse included in the traditional animated feature film “A Story of Love and Fury” (2013), scripted and directed by filmmaker Luiz Bolognesi. In the work, the director proposes to revisit the national past by questioning the milestones consolidated by traditional historiography and disseminated in the collective memory. To do this, assume the perspective of those defeated in historical processes from the perspective of an immortal warrior, an eyewitness to the events, who takes on the role of narrator. In this way, the film works as an agent of transubstantiation of collective memory, highlighting memory conflicts by representing silenced agents. Furthermore, film production questions the notion of cordiality, that is, a positive view of national identity, by exposing violence as something that persists in history. On the one hand, this violence is used as a tool to maintain established power, but, on the other hand, it can also be seen as a form of emancipation from relations of domination. Given this, social relations are portrayed in a conflicting manner. The narrative constructed by Bolognesi alludes that only with knowledge of the past can one understand the present and change the future, this aspect is exposed in the work by the projection of a dystopian future at the end of the 21st century. From this, we can list a cinematographic work as a document/monument through which the demystification of the past becomes possible, through audio-image language the work in question intends to be an instrument of awareness proposing the construction of another memory about the facts and historical agents represented. |
Palavra-chave: | Memória Violência Cinema |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Memory Violence Cinema |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Lucas Campos da. Uma animação a contrapelo: o discurso histórico em face da violência em “Uma História de Amor e Fúria” (2013) de Luiz Bolognesi. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4920 |
Data defesa documento: | 20-Sep-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
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