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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4924
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto e aplicação de via de escape para situações de emergência de caminhões desgovernados em mineração a céu aberto |
Autor(es): | Dornelles, Hiago Viana |
Orientador(a): | Mata, Carlos Eduardo Domingues da |
Membro da Banca: | Mata, Carlos Eduardo Domingues da |
Membro da Banca: | Milhomem, Felipe de Orquiza |
Membro da Banca: | Almeida, Cramer Moraes de |
Resumo : | Este trabalho trata do projeto e aplicação de uma via de escape para caminhões desgovernados em uma operação de lavra de grande escala em mineração a céu aberto, com foco na prevenção de acidentes e na segurança operacional. Considerando o elevado risco de acidentes associados a falhas mecânicas e erros humanos em veículos pesados, identificou-se a necessidade de aplicar soluções práticas voltadas à realidade das minas brasileiras, especialmente em locais com alto fluxo de caminhões. Observou-se também uma lacuna na literatura quanto à aplicação prática e detalhada de projetos de rampas de escape adaptados ao contexto da mineração nacional, o que motivou o desenvolvimento deste estudo. O objetivo foi propor uma solução funcional e tecnicamente embasada. Para isso, adotou-se uma metodologia baseada em levantamento de campo, cálculo do dimensionamento da rampa por fórmulas e modelagem tridimensional com o uso do software Deswik. Como resultado, foi projetada uma rampa com 117,1 metros de comprimento e profundidade média de 2,15 metros, contendo uma leira central de 2 metros de altura, construída com brita da própria mina, totalizando 10.664 toneladas transportadas. A estrutura foi implantada em local estratégico com alto tráfego de caminhões, demonstrando eficiência técnica e aplicabilidade prática. A principal contribuição deste estudo foi fornecer um exemplo real de solução para aumentar a segurança viária interna, com potencial de replicação em outras operações da mina. Sugere-se, para trabalhos futuros, a comparação entre diferentes tipos de rampas e o uso de simulações para análise de desempenho. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work focuses on the design and application of an escape ramp for runaway trucks in a large-scale open-pit mining operation, with an emphasis on accident prevention and operational safety. Considering the high risk of accidents due to mechanical failures and human errors involving heavy vehicles, this study highlights the need for practical solutions adapted to the conditions of Brazilian mines, especially in areas with high truck traffic. Furthermore, a gap was identified in the literature regarding the practical and detailed implementation of escape ramp projects specifically tailored to the national mining context, which motivated the development of this research. The objective was to propose a functional and technically grounded solution. The methodology included field assessment, ramp dimensioning using empirical formulas, and three-dimensional modeling with Deswik software. As a result, a ramp was designed with 117.1 meters in length and an average depth of 2.15 meters, including a central berm 2 meters high, built using 10,664 tons of crushed stone sourced from the mine itself. The structure was placed in a strategic area with high traffic, demonstrating technical efficiency and practical feasibility. The main contribution of this study is to provide a realworld solution to enhance internal road safety, with potential for replication in other mining operations. Future research may compare different ramp types and explore the use of simulations for performance analysis. |
Palavra-chave: | Segurança na mineração Via de escape Caminhões fora de estrada |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mining safety Escape ramp Off-road trucks |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Programa: | Engenharia de Minas - CUVG |
Referência: | DORNELLES, Hiago Viana. Projeto e aplicação de via de escape para situações de emergência de caminhões desgovernados em mineração a céu aberto. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4924 |
Data defesa documento: | 13-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Minas - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
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