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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ideação suicida em estudantes universitários : revisão integrativa
Autor(es): Klein, Victória
Orientador(a): Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Santiago, Emiliane Silva
Membro da Banca: Bolpato, Marieli Basso
Resumo : O suicídio hoje representa 1 a cada 100 mortes no mundo, sendo a 4ª causa de morte mais recorrente mundialmente e na população entre 15 - 29 anos. Levando em consideração o âmbito acadêmico, uma pesquisa realizada em Brasília/DF com 1567 estudantes de enfermagem, mostrou que 181 deles já havia tentado suicídio pelo menos 1 vez. Visando o aumento de índices de suicídios de estudantes, correlacionados com transtornos mentais, nota-se que não é apenas problemática das universidades, mas também da saúde pública. Em virtude disso, é indispensável um estudo voltado para esses alunos com ideias para reduzir esses indicadores e sensibilizar profissionais da saúde. O objetivo desse trabalho é avaliar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a ideação suicida em estudantes universitários. O método de pesquisa adotado foi à revisão integrativa da literatura (RI), norteada pelas questões: “O que leva universitários a cometerem suicídio?” e “Que medidas devem ser tomadas para reduzir o índice de suicídio no meio acadêmico?”, que percorreu quatro etapas para a sua elaboração. Assim, foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados via BVS, PUBMED e SCIELO por meio da estratégia de PICO*. Os descritores definidos foram: “Suicidal Ideation” AND “Students” AND “Suicide”. Selecionou-se apenas trabalhos entre 2017 a 2023, com textos completos e gratuitos. A RI foi composta por 21 títulos. Os acometimentos na saúde mental entre estudantes com ideação suicida mais frequentes foram: depressão, ansiedade, abuso de álcool e drogas. Outros fatores extremamente relevantes foram: minorias de gênero, vulnerabilidade socioeconômica, acadêmicos de cursos da área da saúde e crença. Com o perfil sociodemográfico traçado, as possibilidades para intervenções tornam-se mais amplas. Sendo assim, é dever, acima de tudo, da universidade promover um ambiente de apoio emocional para o aluno. Medidas relacionadas à vulnerabilidade econômica, como auxílios estudantis e bolsas remuneradas de monitoria, necessitam de maior abrangência. Pois como visto no estudo, acadêmicos com baixa renda possuem maiores tendências suicidas. Diante do exposto, é sugerido criação de espaços individuais ou coletivos que realizem prevenção e promoção de saúde aos estudantes, o que contribuirá até para a melhoria da qualidade de vida. Esta RI pode contribuir com a sensibilização e conscientização de coordenadores, professores, reitores e servidores, para elaboração de ações e estratégias que promovam prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, aspirando acolher estudantes em estado de sofrimento mental.
Resumo em lingua estrangeira: 1 in every 100 deaths in the world is due to suicide. Suicide is also the 4th most recurrent cause of death worldwide and in the population between 15 - 29 years old. Taking into account the academic scope, a survey carried out in Brasília/DF with 1567 nursing students showed that 181 of them had already attempted suicide at least once. Aiming at increasing student suicide rates, correlated with mental disorders, it is clear that this is not only a problem for universities, but also public health. Therefore, it is essential to promote a study aimed at these students, researching ideas to reduce these indicators and sensitize health professionals. The objective of this work is to evaluate the scientific evidence available in the literature on suicidal ideation in university students. The research method adopted was the integrative literature review (IR), guided by the questions: “What makes university students commit suicide?” and “What measures should be taken to reduce the suicide rate in academia?”, which went through four stages for its elaboration. Thus, electronic searches were carried out in the databases via VHL, PUBMED, and SCIELO using the PICO* strategy. The descriptors defined were: “Suicidal Ideation”, “Students”, and “Suicide”. Only works between 2017 and 2023 were selected, with full and free texts. The IR was composed of 21 titles. The most frequent mental health disorders among students with suicidal ideation were: depression, anxiety, alcohol, and drug abuse. Other extremely relevant factors were: gender minorities, socioeconomic vulnerability, academics from courses in the health area, and beliefs. With the socio-demographic profile traced, the possibilities for interventions become broader. Therefore, we believe that the university must promote an environment of emotional support for the student. Measures related to economic vulnerability, such as student aid and paid tutoring grants, require greater coverage - and, as seen in the study, academics with low income have bigger suicidal tendencies. Given the above, we suggest creating individual or collective spaces that carry out prevention and health promotion for students, which will even contribute to improving the quality of life. This IR can contribute to the awareness and awareness of coordinators, professors, deans, and servants, for the elaboration of actions and strategies that promote prevention, diagnosis, and early treatment, aspiring to welcome students in a state of mental suffering.
Palavra-chave: Ideação Suicida
Universitários - Tentativa de suicídio
Depressão
Saúde Mental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Suicidal ideation
College students - Suicide attempt
Depression
Mental health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: KLEIN, Victória. Ideação suicida em estudantes universitários: revisão integrativa. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4944
Data defesa documento: 1-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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