Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParisi, Victória Benevenuto-
dc.date.accessioned2025-08-05T20:13:19Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2025-08-05T20:13:19Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationPARISI, Victória Benevenuto. O Cortiço de Aluísio Azevedo: a subversão feminina da ordem social sob as lentes do erotismo. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4957-
dc.description.abstractThis research aims to review the work O Cortiço (1890), by Aluísio Azevedo. Using the dialectical method of internal analysis (the text) combined with external analysis (context), we will carry out a study of the central characters Bertoleza, Rita Baiana, Pombinha, Léonie and Estela, with the purpose of analyzing eroticism as a possible instrument for subversion of the social order in the final decade of the 19th century. From the critical bibliography of the novel it is possible to identify discontinuities in the writer's literary production. Between financial need and aesthetic achievement, the work was characterized by a hybrid character. In this sense, there is the construction of images and the use of synesthetic elements, which open doors to think about the eroticism of female characters. Anchored in the contributions of Bataille (1957), we understand eroticism as the break with the logic of utility and the search for superabundance that transgresses the limits of order. Thus, we will develop the hypothesis according to which the characters present modes of historical and sociocultural resistance, since, through eroticism, transgression and experience, they break with the principles of subjugation in force in the period, especially the patriarchal-capitalist order.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-25T13:06:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Victória Benevenuto Parisi.pdf: 585286 bytes, checksum: fc5fa6e7dd6356a6422522a426f717d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-05T20:13:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Victória Benevenuto Parisi.pdf: 585286 bytes, checksum: fc5fa6e7dd6356a6422522a426f717d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-05T20:13:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Victória Benevenuto Parisi.pdf: 585286 bytes, checksum: fc5fa6e7dd6356a6422522a426f717d6 (MD5) Previous issue date: 2023-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Cortiço de Aluísio Azevedo : a subversão feminina da ordem social sob as lentes do erotismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cândido Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1367734788905163pt_BR
dc.contributor.referee3Sepúlveda, Iza Debohra Godoi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340812693327742pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255190260805240pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo revistar a obra O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo. A partir do método dialético da análise interna (o texto) aliada à análise externa (contexto), realizaremos um estudo das personagens centrais Bertoleza, Rita Baiana, Pombinha, Léonie e Estela, com a finalidade de analisar o erotismo como possível instrumento para a subversão da ordem social na década final do século XIX. A partir da bibliografia crítica do romance é possível identificar descontinuidades na produção literária do escritor. Entre a necessidade financeira e a realização estética, a obra configurou-se por um caráter híbrido. Nesse sentido, há a construção de imagens e a utilização de elementos sinestésico, que abrem portas para pensarmos o erotismo das personagens femininas. Ancorados nas contribuições de Bataille (1957), compreendemos o erotismo como a quebra com a lógica da utilidade e a busca pela a superabundância que transgride os limites da ordem. Assim, desenvolveremos a hipótese segundo a qual as personagens apresentam modos de resistência histórica e sociocultural, visto que, através do erotismo, da transgressão e da experiência, rompem com os princípios de subjugação vigente no período, sobretudo da ordem patriarcal-capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordO Cortiçopt_BR
dc.subject.keywordErotismopt_BR
dc.subject.keywordResistênciaspt_BR
dc.subject.keywordAluísio Azevedopt_BR
dc.subject.keyword2The Slumpt_BR
dc.subject.keyword2Eroticismpt_BR
dc.subject.keyword2Resistancept_BR
dc.subject.keyword2Aluísio Azevedopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Victória Benevenuto Parisi.pdf571.57 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.