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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Benedito Jorge da-
dc.date.accessioned2025-08-08T19:14:43Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2025-08-08T19:14:43Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Benedito Jorge da. O impacto dos influenciadores digitais pelo prisma das finanças comportamentais dos novos investidores na bolsa no período 2019-2020. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5001-
dc.description.abstractBased on studies of behavioral finance and also after observing several issues in the Brazilian capital market regarding the regulation and supervision of the action of digital influencers during the period from 2019 to 2020, the article aims to point out the risks from the perspective of behavioral biases that digital influencers exerted on the decision making of investors newly arrived at the Brazilian stock market during the period 2019 2020. Thus, it established a bibliographic research to support the exploratory methodology from the perspective of behavioral heuristics considered most relevant to the proposed issue. The results obtained include the measurement of affected investors; regulation, identification, and punishment of offenders by the Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission) and the Judiciary; the popularization of continued education by self-regulatory bodies and the stock exchange itself for better qualification and preparation of all parties involved. In conclusion, there is greater attention to the influencer and less tolerance for the dissemination of information and suggestions in the digital environment that jeopardize market health.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-06-30T23:25:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Benedito Jorge da Silva Junior.pdf: 979117 bytes, checksum: fda24dc7086bc2fa3d29a8e0e9ed9096 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-08T19:14:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Benedito Jorge da Silva Junior.pdf: 979117 bytes, checksum: fda24dc7086bc2fa3d29a8e0e9ed9096 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-08T19:14:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Benedito Jorge da Silva Junior.pdf: 979117 bytes, checksum: fda24dc7086bc2fa3d29a8e0e9ed9096 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto dos influenciadores digitais pelo prisma das finanças comportamentais dos novos investidores na bolsa no período 2019-2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leonardo Flauzino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616273204486787pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Leonardo Flauzino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616273204486787pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Roney Fraga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380212729787758pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Lucas Moreira de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0169737243712842pt_BR
dc.description.resumoCom base em estudos de finanças comportamentais e também após observadas diversas problemáticas no mercado de capitais do Brasil referente a regularização e fiscalização da ação dos influenciadores digitais durante o período de 2019-2020, o artigo tem como objetivo apontar os riscos pela ótica dos vieses comportamentais que os influencers digitais exerceram sobre as tomadas de decisões dos investidores recém chegados a bolsa brasileira no período 2019-2020. Assim, estabeleceu uma pesquisa bibliográfica para apoiar na metodologia de caráter exploratório sob a ótica das heurísticas comportamentais consideradas mais aderentes à problemática proposta. Obtendo como resultado a mensuração dos investidores afetados; a regulamentação, a identificação, e a punição dos agentes infratores por parte da Comissão de Valores Mobiliários e da Justiça; a popularização da educação continuada por parte dos órgãos de autorregulação e da própria bolsa para melhor qualificação e preparo de todos os agentes. Bem como conclusão, observa-se uma maior atenção para o influenciador e menor tolerância para a difusão de informações e sugestões no ambiente digital que colocam em risco a saúde do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Econômicas - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keywordFinanças comportamentaispt_BR
dc.subject.keywordVieses comportamentaispt_BR
dc.subject.keywordDecisões de investimentopt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordMercado de capitaispt_BR
dc.subject.keyword2Behavioral financept_BR
dc.subject.keyword2Behavioral biasespt_BR
dc.subject.keyword2Investment decisionspt_BR
dc.subject.keyword2Digital influencerspt_BR
dc.subject.keyword2Capital marketspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

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