Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Eliza da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T12:54:06Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T12:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Eliza da Costa. O transporte coletivo urbano em Cuiabá: aspectos socioeconômicos da política pública. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5011 | - |
dc.description.abstract | Cuiabá is the capital of Mato Grosso and brings into its urban development relevant structural issues such as urban mobility. Public transport is a tool of great importance for the development of economic and socio-cultural activities in urban centers. The provision of public transport represents a concrete opportunity to reduce inequalities in citizens' access to urban spaces and public services. In this sense, the general objective of the research is to understand the economic and social aspects that guide public transport policy in Cuiabá, as well as to relate the service offering to urban obstacles. For the purposes of the methodology, exploratory research was used, based on data collection at the Municipal Secretariat of Urban Mobility (SEMOB), the Transparency Portal of the City of Cuiabá and the Expense Radar of the Court of Auditors of the State of Mato Grosso (TCE) and on the portal of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The results indicate that despite the growing evolution in public transport expenses, the sector faces problems caused by the inefficiency of urban planning. Furthermore, the tariff value is taking up more significant space in the budget of the low-income population. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-06-30T22:21:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T12:54:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-12T12:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O transporte coletivo urbano em Cuiabá : aspectos socioeconômicos da política pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Heck, Cláudia Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2843868802395073 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Heck, Cláudia Regina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2843868802395073 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Carla Cristina Rosa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7868985145353462 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Leonela Guimarães da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9156808465233978 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5574027797995628 | pt_BR |
dc.description.resumo | Cuiabá é a capital mato-grossense e traz em seu desenvolvimento urbano questões estruturais relevantes como a mobilidade urbana. O transporte coletivo é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento das atividades econômicas e socioculturais nos centros urbanos. A oferta de transporte público representa concretamente a oportunidade de redução das desigualdades de acesso dos cidadãos aos espaços urbanos e aos serviços públicos. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é compreender quais aspectos determinam a demanda pelo transporte coletivo em Cuiabá. Para fins da metodologia, foi utilizada a pesquisa exploratória, com base em levantamento de dados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá e no Radar de Despesas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) e no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontam que apesar da crescente evolução nas despesas com o transporte coletivo, o setor enfrenta problemas ocasionados pela ineficiência do planejamento urbano. Além disso, o valor tarifário está ocupando espaço mais significativo no orçamento da população de baixa renda. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia (FE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciências Econômicas - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte Coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Demanda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oferta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuiabá | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Econômicas |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf | 875.52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.