Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Eliza da Costa-
dc.date.accessioned2025-08-12T12:54:06Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2025-08-12T12:54:06Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Eliza da Costa. O transporte coletivo urbano em Cuiabá: aspectos socioeconômicos da política pública. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5011-
dc.description.abstractCuiabá is the capital of Mato Grosso and brings into its urban development relevant structural issues such as urban mobility. Public transport is a tool of great importance for the development of economic and socio-cultural activities in urban centers. The provision of public transport represents a concrete opportunity to reduce inequalities in citizens' access to urban spaces and public services. In this sense, the general objective of the research is to understand the economic and social aspects that guide public transport policy in Cuiabá, as well as to relate the service offering to urban obstacles. For the purposes of the methodology, exploratory research was used, based on data collection at the Municipal Secretariat of Urban Mobility (SEMOB), the Transparency Portal of the City of Cuiabá and the Expense Radar of the Court of Auditors of the State of Mato Grosso (TCE) and on the portal of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The results indicate that despite the growing evolution in public transport expenses, the sector faces problems caused by the inefficiency of urban planning. Furthermore, the tariff value is taking up more significant space in the budget of the low-income population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-06-30T22:21:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T12:54:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T12:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf: 896535 bytes, checksum: 1acce592d9ac2f5a10fb004ddc4e30b7 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO transporte coletivo urbano em Cuiabá : aspectos socioeconômicos da política públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Heck, Cláudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843868802395073pt_BR
dc.contributor.referee1Heck, Cláudia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843868802395073pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Carla Cristina Rosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868985145353462pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Leonela Guimarães da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156808465233978pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574027797995628pt_BR
dc.description.resumoCuiabá é a capital mato-grossense e traz em seu desenvolvimento urbano questões estruturais relevantes como a mobilidade urbana. O transporte coletivo é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento das atividades econômicas e socioculturais nos centros urbanos. A oferta de transporte público representa concretamente a oportunidade de redução das desigualdades de acesso dos cidadãos aos espaços urbanos e aos serviços públicos. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é compreender quais aspectos determinam a demanda pelo transporte coletivo em Cuiabá. Para fins da metodologia, foi utilizada a pesquisa exploratória, com base em levantamento de dados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá e no Radar de Despesas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) e no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontam que apesar da crescente evolução nas despesas com o transporte coletivo, o setor enfrenta problemas ocasionados pela ineficiência do planejamento urbano. Além disso, o valor tarifário está ocupando espaço mais significativo no orçamento da população de baixa renda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Econômicas - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keywordTransporte Coletivopt_BR
dc.subject.keywordDemandapt_BR
dc.subject.keywordOfertapt_BR
dc.subject.keywordCuiabápt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Eliza da Costa Martins.pdf875.52 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.