Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Karoline Cristina Portal | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T15:57:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T15:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Karoline Cristina Portal. Sequência didática: uma proposta para o ensino de áreas e circunferência. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5014 | - |
dc.description.abstract | This article describes a didactic sequence for teaching areas of plane figures and circles to 8th grade students. It is based on the study of teaching materials and aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the project was structured in a progressive and interactive way, using resources such as geoplans and the GeoGebra software. The planning included stages of diagnosis, concept review, conceptualization and practical evaluation. A handout was distributed to students and is documented in the appendix of the article. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of mathematical concepts. Detailed observations and photographs of the activities offer a practical view of the positive impact of the didactic sequence on the learning process, showing greater student engagement. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-01T13:44:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T15:57:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-12T15:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5) Previous issue date: 2024-04-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência didática : uma proposta para o ensino de áreas e circunferência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1152862956088971 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo descreve uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas e circunferências a alunos do 8º do ensino fundamental. Está baseado no estudo de materiais didáticos e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto foi estruturado de forma progressiva e interativa, empregando recursos como geoplanos e o software GeoGebra. O planejamento incluiu etapas de diagnóstico, revisão de conceitos, conceitualização e avaliação prática. Uma apostila foi distribuída aos alunos e está documentada no apêndice do artigo. Os resultados demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos matemáticos. Observações e fotografias detalhadas das atividades oferecem uma visão prática do impacto positivo da sequência didática no processo de aprendizagem, evidenciando maior engajamento dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Áreas de figuras planas | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic sequences | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Areas of plane figures | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf | 11.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.