Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Karoline Cristina Portal-
dc.date.accessioned2025-08-12T15:57:20Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2025-08-12T15:57:20Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationCARDOSO, Karoline Cristina Portal. Sequência didática: uma proposta para o ensino de áreas e circunferência. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5014-
dc.description.abstractThis article describes a didactic sequence for teaching areas of plane figures and circles to 8th grade students. It is based on the study of teaching materials and aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the project was structured in a progressive and interactive way, using resources such as geoplans and the GeoGebra software. The planning included stages of diagnosis, concept review, conceptualization and practical evaluation. A handout was distributed to students and is documented in the appendix of the article. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of mathematical concepts. Detailed observations and photographs of the activities offer a practical view of the positive impact of the didactic sequence on the learning process, showing greater student engagement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-01T13:44:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T15:57:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T15:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf: 12031183 bytes, checksum: 419a19f72021f81ae8dd1b465ba2a974 (MD5) Previous issue date: 2024-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática : uma proposta para o ensino de áreas e circunferênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.contributor.referee1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152862956088971pt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas e circunferências a alunos do 8º do ensino fundamental. Está baseado no estudo de materiais didáticos e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto foi estruturado de forma progressiva e interativa, empregando recursos como geoplanos e o software GeoGebra. O planejamento incluiu etapas de diagnóstico, revisão de conceitos, conceitualização e avaliação prática. Uma apostila foi distribuída aos alunos e está documentada no apêndice do artigo. Os resultados demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos matemáticos. Observações e fotografias detalhadas das atividades oferecem uma visão prática do impacto positivo da sequência didática no processo de aprendizagem, evidenciando maior engajamento dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordSequências didáticaspt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordÁreas de figuras planaspt_BR
dc.subject.keyword2Didactic sequencespt_BR
dc.subject.keyword2Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Areas of plane figurespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf11.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.