Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira Neto, Manoel Milhomem | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T16:45:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T16:45:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA NETO, Manoel Milhomem. O ensino da matemática através da resolução de problemas. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5016 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-01T14:40:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T16:45:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-12T16:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5) Previous issue date: 2024-04-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática através da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Almir César Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0144139080315070 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Almir César Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0144139080315070 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9771408886021654 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Resolução de Problemas na Educação Matemática tem despertado grande interesse de pesquisadores devido à constante evolução tecnológica e à necessidade de solucionar questões em uma sociedade em constante transformação. Schroeder e Lester (1989) discutem três diferentes abordagens em relação ao ensino e à resolução de problemas matemáticos. Neste contexto, apresenta-se uma sequência didática para compreensão da resolução de um problema de otimização, que consiste em determinar a disposição de latas de modo a minimizar os custos de embalagem. Partindo de definições básicas de problemas e Resolução de Problemas, são exploradas diferentes perspectivas relacionadas ao ensino e à Resolução de Problemas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decomposição de área | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf | 674.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.