Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira Neto, Manoel Milhomem-
dc.date.accessioned2025-08-12T16:45:53Z-
dc.date.available2024-11-29-
dc.date.available2025-08-12T16:45:53Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Manoel Milhomem. O ensino da matemática através da resolução de problemas. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5016-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-01T14:40:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-12T16:45:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T16:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf: 690501 bytes, checksum: 6582977b3d8497f28b3ea6fc715d204e (MD5) Previous issue date: 2024-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino da matemática através da resolução de problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Almir César Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144139080315070pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Almir César Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144139080315070pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9771408886021654pt_BR
dc.description.resumoA Resolução de Problemas na Educação Matemática tem despertado grande interesse de pesquisadores devido à constante evolução tecnológica e à necessidade de solucionar questões em uma sociedade em constante transformação. Schroeder e Lester (1989) discutem três diferentes abordagens em relação ao ensino e à resolução de problemas matemáticos. Neste contexto, apresenta-se uma sequência didática para compreensão da resolução de um problema de otimização, que consiste em determinar a disposição de latas de modo a minimizar os custos de embalagem. Partindo de definições básicas de problemas e Resolução de Problemas, são exploradas diferentes perspectivas relacionadas ao ensino e à Resolução de Problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordDecomposição de áreapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Manoel Milhomem Pereira Neto.pdf674.32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.