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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Geraldi, Rafael Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T18:50:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T18:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.citation | GERALDI, Rafael Vieira. Uma análise sobre a influência do taylorismo, fordismo e toyotismo na educação matemática. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5032 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre a influência do taylorismo, fordismo e toyotismo na educação matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Benetti, Djeison | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Benetti, Djeison | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6366834940562183 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar como as transformações no mundo do trabalho — especialmente dos modelos de produção taylorista, fordista e toyotista — influenciaram as tendências pedagógicas em Educação Matemática no Brasil. Com a industrialização, as reestruturações produtivas promovidas pelo taylorismo e o fordismo exigiram que os trabalhadores desenvolvessem certas habilidades para a produção industrial em massa. O toyotismo, por sua vez, ampliou essas exigências, incluindo também habilidades de trabalho em equipe e a resolução de problemas. A formação de uma força de trabalho segundo as exigências da indústria entra assim em cena, promovendo, em particular, uma abordagem cada vez mais específica para o ensino de Matemática. A partir das obras de Manacorda (1992), Miorim (1998) e Fiorentini (1994), intentamos conectar as mudanças das tendências em Educação Matemática com as exigências formativas impostas pelos modelos de produção industrial desenvolvidos ao longo do século XX. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tendências em educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taylorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fordismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Toyotismo | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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