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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGeraldi, Rafael Vieira-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:50:24Z-
dc.date.available2024-11-27-
dc.date.available2025-08-12T18:50:24Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationGERALDI, Rafael Vieira. Uma análise sobre a influência do taylorismo, fordismo e toyotismo na educação matemática. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5032-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-02T15:01:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Rafael Vieira Geraldi.pdf: 132341 bytes, checksum: ade1905b95d244ddff54684f0a9d80ff (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T18:50:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Rafael Vieira Geraldi.pdf: 132341 bytes, checksum: ade1905b95d244ddff54684f0a9d80ff (MD5) Previous issue date: 2024-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise sobre a influência do taylorismo, fordismo e toyotismo na educação matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Benetti, Djeison-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.contributor.referee1Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6366834940562183pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar como as transformações no mundo do trabalho — especialmente dos modelos de produção taylorista, fordista e toyotista — influenciaram as tendências pedagógicas em Educação Matemática no Brasil. Com a industrialização, as reestruturações produtivas promovidas pelo taylorismo e o fordismo exigiram que os trabalhadores desenvolvessem certas habilidades para a produção industrial em massa. O toyotismo, por sua vez, ampliou essas exigências, incluindo também habilidades de trabalho em equipe e a resolução de problemas. A formação de uma força de trabalho segundo as exigências da indústria entra assim em cena, promovendo, em particular, uma abordagem cada vez mais específica para o ensino de Matemática. A partir das obras de Manacorda (1992), Miorim (1998) e Fiorentini (1994), intentamos conectar as mudanças das tendências em Educação Matemática com as exigências formativas impostas pelos modelos de produção industrial desenvolvidos ao longo do século XX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordTendências em educação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordTaylorismopt_BR
dc.subject.keywordFordismopt_BR
dc.subject.keywordToyotismopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

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