Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5092
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de um jogo didático na promoção da alfabetização científica e educação ambiental
Autor(es): Silva, Francielle Mendes da
Orientador(a): Denardi, Ângela
Membro da Banca: Denardi, Ângela
Membro da Banca: Silva, Carla Grazieli Azevedo da
Membro da Banca: Gonzales, Gabriela Bueno
Resumo : O trabalho discute a importância da Educação Ambiental (EA) e da Alfabetização Científica (AC) no contexto do Projeto de Pesquisa, Alfabetização Científica no Ensino de Química Verde e Química Sustentável a luz de referencial Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dentre as alternativas na educação química propõe uma abordagem pedagógica lúdica para promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Ao discutir as contribuições dos jogos para o desenvolvimento da AC e da EA, a pesquisa articula vários conhecimentos integradores que fazem parte dos objetivos da Agenda 2030 pois exploram as três dimensões do Desenvolvimento Sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Isto possibilitou aos alunos apropriarem de conhecimentos científicos e de habilidades de análise crítica e participação ativa na busca por soluções sustentáveis. Assim inova, reforça e prepara os estudantes para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos e para promover uma cultura de sustentabilidade na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições do jogo para o desenvolvimento da AC, e a promoção da EA. O trabalho utiliza como base teórica alguns referenciais sobre a AC, a história da EA e estudos sobre jogos didáticos. A metodologia adotada na pesquisa é qualitativa, foco na educação. Partiu da aplicação de um minicurso Combustíveis Fósseis, e usou o jogo como complemento. Os participantes foram dez estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e, Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - campus Cuiabá. Os dados foram extraídos do Projeto de Pesquisa citado e a análise baseou-se na classificação e categorização dos jogos didáticos segundoCunha (2012), Soares (2016, 2019) e Francisco e Silva (2012); a classificação do nível de AC referencial de Cachapuz et al. (2005) e Milaré et al. (2009), os quais recomendamcomo Santos (2007) e Santos e Mortimer (2000) uso de temas e problemas de relevânciasocial. Para analisar a perspectiva da EAC no jogo usou como referência os estudos de Dias Cassiano e Echeverría (2014). Considerando tais aspectos, as evidências mostram que o jogo didático no contexto de um minicurso sobre Combustíveis fósseis possibilitouuma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino de questões ambientais. Os elementos lúdicos do jogo estimularam o interesse e a aprendizagem significativa dos conteúdos aos alunos, permitindo-lhes adquirir conhecimentos científicos e refletir criticamente sobre as interações entre CTSA. Além disso, o minicurso proporcionou discussões e reflexões sobre assuntos relevantes, como a transição para fontes de energiamais limpas e os princípios da Química Verde. As atividades propostas contribuíram para aprender conceitos teóricos, mas também aplicá-los em situações práticas e entender suarelevância no contexto atual. Dessa forma, essa pesquisa contribuiu para a melhoria da educação científica através do jogo didático como complemento ao minicurso com o desenvolvimento da AC e da EA, capacitando os participantes a compreenderem melhor os desafios ambientais e a participarem ativamente na busca por soluções sustentáveis. Essa abordagem inovadora nesta perspectiva é uma ferramenta valiosa para promover uma educação mais engajadora e eficiente se for contextualizada, preparando os alunos para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para cumprir as metas e ações dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.
Resumo em lingua estrangeira: The work discusses the importance of Environmental Education (EA) and Scientific Literacy (CA) in the context of the Research Project, Scientific Literacy in the Teaching of Green Chemistry and Sustainable Chemistry in light of the Science, Technology and Society framework. Among the alternatives in chemical education, it proposes a playful pedagogical approach to promote a deeper and more reflective understanding of the interactions between Science, Technology, Society and Environment (CTSA). When discussing the contributions of games to the development of AC and EA, the work articulates several integrative knowledge that are part of the objectives of the 2030 Agenda as they explore the three dimensions of Sustainable Development: economic, social and environmental. This enabled students to acquire scientific knowledge and critical analysis skills and active participation in the search for sustainable solutions. In this way, it innovates, reinforces and prepares students to face contemporary environmental challenges and to promote a culture of sustainability in society. The objective of this research was to analyze the contributions of the game to the development of AC, and the promotion of EA. The work uses as a theoretical basis some references on CA, the history of EA and studies on didactic games. The methodology adopted in the research is qualitative, focusing on education. It started with the implementation of a Fossil Fuels mini-course and used the game as a complement. The participants were ten students from the Bachelor's and Teacher Training Course degree in Chemistry and Degree in Biology at the Federal University of Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá campus. The data were extracted from the aforementioned Research Project and the analysis was based on the classification and categorization of didactic games according to Cunha (2012), Soares (2016, 2019) and Francisco e Silva (2012); the classification of the reference AC level by Cachapuz et al. (2005) and Milaré et al. (2009), who recommend, like Santos (2007) and Santos and Mortimer (2000), the use of themes and problems of social relevance. To analyze the EAC perspective on the game, the studies by Dias Cassiano and Echeverría (2014) were used as a reference. Considering these aspects, the evidence shows that the didactic game in the context of a short course on Fossil Fuels enabled a more dynamic and interactive approach to teaching environmental issues. The playful elements of the game stimulated students' interest and significant learning of the content, allowing them to acquire scientific knowledge and critically reflect on the interactions between CTSA. Furthermore, the mini-course provided discussions and reflections on relevant subjects, such as the transition to cleaner energy sources and the principles of Green Chemistry. The proposed activities contributed to learning theoretical concepts, but also applying them in practical situations and understanding their relevance in the current context. In this way, this research contributed to the improvement of scientific education through didactic games as a complement to the mini-course with the development of CA and EA, enabling participants to better understand environmental challenges and to actively participate in the search for sustainable solutions. This innovative approach from this perspective is a valuable tool to promote a more engaging and efficient education if contextualized, preparing students to face the challenges of the 21st century and contribute to meeting the goals and actions of the seventeen Sustainable Development Goals proposed by the Organization of Nations United Nations (UN) in the 2030 Agenda.
Palavra-chave: 2030 agenda
Combustíveis fósseis
Jogos didáticos
Educação ambiental
Alfabetização científica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agenda 2030
Fossil fuels
Environmental education
Scientific literacy
Didactic games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Francielle Mendes da. Avaliação de um jogo didático na promoção da alfabetização científica e educação ambiental. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5092
Data defesa documento: 19-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Francielle Mendes da Silva.pdf1.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.