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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5101
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metais pesados em cosméticos : uma pesquisa exploratória sobre química e conhecimento prévio |
Autor(es): | Félix, Mariele Marques Brandão da Silva |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Oliveira, Rennan Carlos de |
Membro da Banca: | Pereira, Gabriel Mateus Arantes |
Resumo : | Os metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio, são elementos naturalmente presentes no meio ambiente, mas que, em concentrações elevadas, tornam-se altamente tóxicos para o ecossistema. Para os organismos vivos, inclusive os seres humanos, até pequenas quantidades desses metais podem representar riscos significativos à saúde. No setor cosmético, sua presença pode ocorrer de forma intencional, participando da composição de corantes e conservantes, ou como impurezas provenientes das matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos. A toxicidade desses elementos, associada à sua capacidade de bioacumulação, pode causar efeitos adversos relevantes, sendo alguns deles distúrbios neurológicos, dermatológicos e até câncer, em casos de exposição prolongada. Por essa razão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece limites específicos para sua presença em cosméticos, com o objetivo de proteger os consumidores. No entanto, estudos apontam que ainda há produtos no mercado com concentrações acima do permitido, o que reforça a necessidade de uma fiscalização mais eficaz e de uma maior conscientização da população sobre os riscos associados ao uso desses produtos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a química e o conhecimento prévio que envolve os metais pesados, cosméticos e sua viabilidade para ser utilizado no ensino de química. Para isso, o estudo propôs a aplicação de um questionário acompanhado da leitura de um material informativo em PDF, enviado juntamente com um questionário, que tinha como objetivo introduzir ou reforçar os principais aspectos relacionados ao tema. O instrumento foi aplicado a participantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, abordando questões relacionadas à presença de metais pesados em cosméticos, seus riscos e as normas regulatórias vigentes. A análise dos dados revelou que a maioria dos participantes desconhecia a presença desses elementos nos produtos que utilizam com frequência. O levantamento do conhecimento prévio indicou que o tema ainda é pouco abordado, inclusive no ensino médio. Apesar disso, os participantes demonstraram ter conhecimento sobre conceitos como densidade, eletronegatividade e toxicidade. Os resultados evidenciam o potencial do ensino contextualizado de química como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico e da educação em saúde. Ao relacionar os conteúdos científicos com situações e próximas da vivência dos participantes, a atividade despertou interesse pelo tema e estimulou reflexões importantes sobre os riscos do uso de certas substâncias químicas no cotidiano e sobre a importância das regulamentações para a proteção da saúde pública. Defende-se que o uso de temas atuais e socialmente relevantes, como a presença de metais pesados em cosméticos, é uma estratégia eficaz para tornar o ensino de química mais significativo. Além de contribuir para a aprendizagem, esse tipo de abordagem favorece a formação de cidadãos mais críticos, informados e conscientes quanto às suas escolhas e ao impacto delas na saúde e no meio ambiente. |
Palavra-chave: | Metais pesados Regulamentação Ensino de química Conhecimento prévio Cosméticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | FÉLIX, Mariele Marques Brandão da Silva. Metais pesados em cosméticos: uma pesquisa exploratória sobre química e conhecimento prévio. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5101 |
Data defesa documento: | 30-Abr-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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