Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Letícia Bezerra-
dc.date.accessioned2025-08-19T17:24:37Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2025-08-19T17:24:37Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, Leticia Bezerra. Eram os astecas piratas? Imaginário ameríndio no arco Skypiea (2002-2003), de One Piece (1997-). 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5144-
dc.description.abstractLos mangás, cuyas raíces se remontan al siglo XI, se consolidaron como un fuerte producto cultural japonés en el siglo XX, especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, cuando la popularización de los animes ayudó a transformar la imagen de Japón en Occidente. Uno de los mangás de mayor popularidad es One Piece, de Eiichiro Oda. Publicado desde 1997, actualmente tiene más de 1100 capítulos publicados, diversas adaptaciones y productos derivados. Entre sus diferentes sagas, este trabajo se centra en analizar la Saga Skypiea (2002- 2004), que presenta representaciones de culturas que evocan el imaginario de las poblaciones amerindias precolombinas. El objetivo de la investigación es identificar cómo estos elementos contribuyen a la construcción de ese imaginario. La estructura del trabajo se divide en tres capítulos: el primero contextualiza históricamente los mangás como forma de expresión cultural; el segundo discute conceptos de representación e imaginario, situando el manga como fuente histórica; y el tercero analiza la Saga Skypiea, buscando comprender el imaginario construido a través de sus representaciones culturales.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-11T20:17:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Letícia Bezerra Silva.pdf: 1961221 bytes, checksum: 92f4257a560eefea0ab534be50033550 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-19T17:24:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Letícia Bezerra Silva.pdf: 1961221 bytes, checksum: 92f4257a560eefea0ab534be50033550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T17:24:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Letícia Bezerra Silva.pdf: 1961221 bytes, checksum: 92f4257a560eefea0ab534be50033550 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEram os astecas piratas? Imaginário ameríndio no arco Skypiea (2002-2003), de One Piece (1997-)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622266981151373pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0136844224117342pt_BR
dc.description.resumoOs mangás, cujas raízes remontam ao século XI, se consolidaram como forte produto cultural japonês no século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando a popularização dos animes ajudou a transformar a imagem do Japão no Ocidente. Um dos mangás de maior popularidade é One Piece, de Eiichiro Oda. Publicado desde 1997, atualmente possui mais de 1100 capítulos publicados, diversas adaptações e produtos derivados. Dentre as suas diferentes sagas, este trabalho preocupa-se em analisar a Saga Skypiea (2002-2004), que apresenta representações de culturas que evocam o imaginário das populações ameríndias pré-coloniais. O objetivo da pesquisa é identificar como esses elementos contribuem para a construção desse imaginário. A estrutura do trabalho é dividida em três capítulos: o primeiro contextualiza historicamente os mangás como forma de expressão cultural; o segundo discute conceitos de representação e imaginário, situando o mangá como fonte histórica; e o terceiro analisa a Saga Skypiea, buscando compreender o imaginário construído através de suas representações culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordMangápt_BR
dc.subject.keywordOne Piecept_BR
dc.subject.keywordRepresentaçãopt_BR
dc.subject.keywordImagináriopt_BR
dc.subject.keywordAmeríndiopt_BR
dc.subject.keyword2Mangápt_BR
dc.subject.keyword2One Piecept_BR
dc.subject.keyword2Representaciónpt_BR
dc.subject.keyword2Imaginariopt_BR
dc.subject.keyword2Amerindiopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Letícia Bezerra Silva.pdf1.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.