Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Cleidiane Rondon-
dc.date.accessioned2025-08-22T17:59:30Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2025-08-22T17:59:30Z-
dc.date.issued2013-11-27-
dc.identifier.citationFURTADO, Cleidiane Rondon. A percepção ambiental dos estudantes do ensino médio sobre unidade de conservação: Poconé - MT. 2013. 35 f. TCC (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5205-
dc.description.abstractThe creation of Protected Areas (PAs) is an important strategy to protect natural resources by use of the law. Under this context, the objective of the present study was to determine how much the students of the State High school Professor Eucaris Nunes da Cunha e Moraes know about conservation units. The school is located at Poconé municipality, Mato Grosso State. A set of objective questions was given to sixty high school students. The results show that 43% of students has heard about Protected Areas on television, 16% on the Internet, 30% at school, 8% other means such as at work, and 10% did not answer. When asked about the local conservation areas, 35% of students did not know if there are conservation unities in the city, and 3% assure that there are not, and 61% answered that there are. Approximately half of the students (46%) have not visited the area, and half (54%) of them have visited. Also, half of the students (46%) know that the kind of the conservation area in the city is the park and 35% also emphasized the existence of a park road. Regarding the number of conservation units in the municipality, 67% of participants indicated more than five units, and 40% do not know exactly. On the question of the primary purpose of a conservation area, 81% marked the option of preservation and conservation of natural resources, 6% leisure, 6% tourism, 8% do not know. Overall, the data reveal that most students have some knowledge about conservation areas, but it is a little confusing. Thus we suggest schools work on the environmental issue in a meaningful way for the students, that new subjects are incorporated into already gained knowledge structures, so subjects get new meanings for them, from the addition on their prior knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-08-12T15:24:05Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Cleidiane Rondon Furtado.pdf: 1205835 bytes, checksum: e5bd473f29bda3bf427e01b40da06986 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-22T17:59:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Cleidiane Rondon Furtado.pdf: 1205835 bytes, checksum: e5bd473f29bda3bf427e01b40da06986 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T17:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Cleidiane Rondon Furtado.pdf: 1205835 bytes, checksum: e5bd473f29bda3bf427e01b40da06986 (MD5) Previous issue date: 2013-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA percepção ambiental dos estudantes do ensino médio sobre unidade de conservação : Poconé - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
dc.description.resumoA criação das Unidades de Conservação (UCs) são estratégias importantes de proteção dos recursos naturais protegidos por lei. Neste contexto o objetivo do presente estudo é conhecer a percepção ambiental dos estudantes da Escola Estadual Prof° Eucaris Nunes da Cunha e Moraes sobre as Unidade de Conservação. A escola esta localizada na cidade de Poconé – MT. Foram envolvidos 60 estudantes do ensino médio. Foi aplicado questionários com perguntas fechadas e objetivas. Os resultados apontaram que 36% dos estudantes. 43% ouviram falar de Unidades de conservação pela televisão, 16% pela na internet, 30% na escola, 8% em outros como no trabalho e 10% não responderam. 35% dos estudantes participantes da pesquisa não sabem que na cidade existe unidade de conservação 3.3% dizem que não existe e 61,7% responderam que existe. 46% responderam que não e 54% já visitaram. A maioria dos estudantes (46%) sabe que o tipo de UC existente na cidade é Parque e 35% ressaltaram a existência de estrada parque. Em relação ao número de unidade de conservação existente no município 67% dos participantes marcaram mais de 5 (cinco). É importante ressaltar que 40% não sabem. Quanto à questão do principal objetivo de uma unidade de conservação, 81% marcaram a opção de preservação e conservação dos recursos naturais, 6% lazer, 6% turismo, 8% não sabem e 0% nenhuma das alternativas. De modo geral, os dados revelaram que maioria dos estudantes tem algum conhecimento sobre o assunto, porem um pouco confuso, Dessa forma sugerimos que a escola trabalhe a questão ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa, na medida em que novos conteúdos sejam incorporados às estruturas de conhecimento dos alunos, e adquirem novos significados para eles a partir da relação com seus conhecimentos prévios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programGestão e Perícia Ambiental - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordPercepção ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.keywordUnidades de conservaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental perceptionpt_BR
dc.subject.keyword2Schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Conservation unitspt_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão e Perícia Ambiental

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2013_Cleidiane Rondon Furtado.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.