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dc.creatorFerreira, Marcos Aurélio Botelho-
dc.date.accessioned2025-08-22T18:43:28Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2025-08-22T18:43:28Z-
dc.date.issued2013-11-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcos Aurélio Botelho. Estabilização e proteção da barranca do Rio Cuiabá com uso de pneus inservíveis e solo local. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5215-
dc.description.abstractThis intervention project aims to propose an alternative solution to stabilize the banks of the Cuiabá River near the town of Baron Melgaço - MT . Once the environmental problem identified , the proposed solution is economically viable and environmentally sustainable , offering benefits to the environment , in two significant ways . Firstly stabilizes and protects the bank of the river Cuiabá , using scrap tires ( passenger vehicles ) . Secondly meets the legislation dealing with the proper disposal of tires avoiding these tailings are disposed of improperly , causing environmental and public health problems . The proposed construction of the retaining wall or fence waiting , with the use of tires , local soil and vegetation cover , began with the realization and observation of accelerated erosion at the confluence of the river and Piraím Cuiabá River / New River , a short period ( 4 years). The plant protection or coating plant will be the second half , which propose the planting of native shrubs , grasses and herbaceous rapid growth , considering the very low fertility of the soil and the seasonality of the river ( periods of flood and drought ) , and to improve the physical and biological structure of the soil, will ease the visual impact caused by the tires . The advancement of erosion at this location has concerned the riverside community site, which does not see a quick and feasible to control and contain the timely advancement of fluvial erosion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-08-15T12:10:58Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Marcos Aurélio Botelho Ferreira.pdf: 4058516 bytes, checksum: 373d40f8fd1897e53c0372392fdf05e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-22T18:43:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Marcos Aurélio Botelho Ferreira.pdf: 4058516 bytes, checksum: 373d40f8fd1897e53c0372392fdf05e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T18:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2013_Marcos Aurélio Botelho Ferreira.pdf: 4058516 bytes, checksum: 373d40f8fd1897e53c0372392fdf05e3 (MD5) Previous issue date: 2013-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstabilização e proteção da barranca do Rio Cuiabá com uso de pneus inservíveis e solo localpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Girard, Pierre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442161398765567pt_BR
dc.contributor.referee1Girard, Pierre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442161398765567pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de intervenção visa propor uma solução alternativa para estabilizar as margens do Rio Cuiabá na proximidade do município de Barão de Melgaço-MT. Uma vez o problema ambiental identificado, a solução proposta é economicamente viável e ambientalmente sustentável, propondo benefícios ao meio ambiente, de duas maneiras significativas. Em primeiro lugar estabiliza e protege a barranca do rio Cuiabá, com uso de pneus inservíveis (veículos de passeio). Em segundo lugar atende a legislação que trata da destinação adequada dos pneus evitando que estes rejeitos sejam descartados inadequadamente, causando problemas ambientais e a saúde publica. A proposta da construção do muro de arrimo ou muro de espera, com uso de pneus, solo local e revestimento vegetal, iniciou-se com a constatação e observação do acelerado processo erosivo na confluência do rio Piraím e Rio Cuiabá/Rio Novo, num curto período de tempo (4 anos). A proteção vegetal ou revestimento vegetal, será a etapa complementar, onde proporemos o plantio de espécies nativas arbustivas, gramíneas e herbáceas de rápido crescimento, levando em consideração a baixa fertilidade natural do solo e a sazonalidade do rio (períodos de cheia e seca), além de melhorar a estrutura do física e biológica do solo, amenizará o impacto visual causado pelos pneus. O avanço do processo erosivo neste local tem preocupado a comunidade ribeirinha local, que não vislumbra uma solução rápida e viável para controlar e conter pontualmente o avanço da erosão fluvial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programGestão e Perícia Ambiental - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordErosão fluvialpt_BR
dc.subject.keywordEstabilizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmpirismopt_BR
dc.subject.keywordProteção vegetalpt_BR
dc.subject.keyword2River erosionpt_BR
dc.subject.keyword2Stabilizationpt_BR
dc.subject.keyword2Empiricismpt_BR
dc.subject.keyword2Plant protectionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão e Perícia Ambiental

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