Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5246
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos estudantes e graduados em ciências contábeis sobre o uso da tecnologia blockchain na contabilidade
Autor(es): Anjos, Débora Juliana Mendes Gonçalves dos
Orientador(a): Oliveira, Lyss Paula de
Membro da Banca: Oliveira, Lyss Paula de
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Santos, Paulo Sérgio Almeida dos
Resumo : A informação contábil é um tema de interesse por parte dos profissionais contábeis e demais profissionais relacionados, recebendo constante aperfeiçoamento e influência de tecnologias. A Blockchain é uma das tecnologias que vem demonstrando capacidade de influenciar esses registros da contabilidade. Através do seu funcionamento descentralizado e registros imutáveis, a literatura aponta que essa tecnologia pode trazer contribuições para a contabilidade, como a prevenção de fraudes, redução da burocracia, otimização do tempo do profissional contábil, facilidade no acesso das informações e maior confiabilidade dos registros. A partir desse tema, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos estudantes e graduados em ciências contábeis, usuários da Blockchain, a respeito do uso da tecnologia na contabilidade. Para isso, foi elaborado um questionário respondido por dois grupos de participantes, os que já utilizaram e os que não utilizaram a tecnologia em operações não contábeis, e posteriormente analisados a partir de modelos de regressão e demais testes estatísticos. Os resultados encontrados, demonstram não haver uma diferença estatisticamente significativa sobre a percepção da Blockchain entre os participantes que já utilizaram a tecnologia e os que ainda não utilizaram, apesar disso, os testes adicionais, evidenciaram que ao se tratar sobre essa tecnologia reduzir fraudes, quem já utilizou a Blockchain tem uma percepção mais favorável sobre essa afirmação. Ambos os grupos possuem uma percepção positiva da contribuição da Blockchain para a contabilidade, porém consideram saber pouco sobre o assunto. Esses resultados contribuem para incentivar o aumento das pesquisas que possam impulsionar a melhoria do nível de conhecimento dos participantes do meio contábil, sobre o uso assertivo dessa tecnologia.
Palavra-chave: Blockchain
Contabilidade
Discentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: ANJOS, Débora Juliana Mendes Gonçalves dos. Percepção dos estudantes e graduados em ciências contábeis sobre o uso da tecnologia blockchain na contabilidade. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5246
Data defesa documento: 22-Apr-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Débora Juliana Mendes Gonçalves dos Anjos.pdf405.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.