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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimentos e práticas de professores da educação básica de Barra do Garças-MT.
Autor(es): Sena, Mayara de
Orientador(a): Peixoto, Myrian Karla Ayres Veronez
Membro da Banca: Peixoto, Myrian Karla Ayres Veronez
Membro da Banca: Veronez, Lethicia Carla
Membro da Banca: Oliveira, André Luiz Fernandes de
Resumo : Existem inúmeras situações que necessitam de atendimentos em primeiros socorros dentro das escolas, isso se dá pela estrutura do próprio ambiente que o torna suscetível a ocorrências de acidentes. Portanto, o professor é o responsável mais próximo à criança diante de situações que necessitam de atendimento em urgência e emergência, sendo assim é de extrema importância que o educador possua conhecimento em como agir em situações que necessitem de atendimento imediato. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos professores da rede municipal de educação básica de Barra do Garças- MT. Estudo de natureza descritiva exploratória, realizado com professores que atuam na rede básica de ensino, escolhidos de forma aleatória.A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas acerca do tema dos primeiros socorros. Para a tabulação de dados, foi utilizada a planilha Excel do programa do Office 2016®. No total, participaram do estudo 39 professores, sendo a maioria de sexo feminino (92,3%), com faixa etária predominante entre 35 e 44 anos. 69,3% dos entrevistados afirmaram não ter recebido nenhum tipo de formação em primeiros socorros durante a graduação e 59% negaram ter recebido alguma formação em primeiros socorros durante sua atuação profissional. 66,6% dos pesquisados já presenciaram alguma situação de emergência na escola, 71,8% dos professores não se sentem capacitados para prestar primeiros socorros na escola que atua e 92,3% dos sujeitos gostariam de realizar algum curso de capacitação em primeiros socorros. Sobre os acidentes que mais ocorreram no ambiente escolar, a queda foi citada com maior ocorrência (84,6%). 71,8% dos professores não sabem realizar manobras de reanimação cardiopulmonar e 30,7% desconhecem a conduta adequada na ocorrência de desmaio. 71,7% afirmou que a realização de treinamento em primeiros socorros seria uma boa opção para capacitação dos mesmos. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade da capacitação dos professores da educação básica em primeiros socorros, como estratégia de promoção e prevenção da saúde e garantia de maior segurança com os alunos no ambiente escolar.
Resumo em lingua estrangeira: There are numerous situations that require first aid care within schools, this is due to the structure of the environment itself that makes it susceptible to accidents’s occurrences. Therefore, the teacher is the one closest to the child when faced with situations that require urgent and emergency care, so it is extremely important that the educator has knowledge on how to act in situations that require immediate care. Thus, the present study had as objective to identify the level of knowledge in first aid of the teachers of the municipal network of basic education of Barra do Garças - MT. Exploratory descriptive study, carried out with teachers who work in the basic education network, chosen at random. Data collection was performed through the application of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions about the first aid topic. For data’s tabulation, the Excel spreadsheet of the Office 2016® program was used. A total of 39 teachers participated in the study, most of them female (92.3%), with a predominant age group between 35 and 44 years. 69.3% of the interviewees stated that they had not received any type of first aid training during graduation and 59% denied having received any training in first aid during their professional activities. 66.6% of those surveyed had already witnessed an emergency situation in the school, 71.8% of the teachers did not feel able to provide first aid at the school that works and 92.3% of the subjects would like to carry out some training in first aid . Of the accidents that occurred most in the school environment, the decrease was cited with greater occurrence (84.6%). 71.8% of the teachers do not know how to perform cardiopulmonary resuscitation maneuvers, and 30.7% do not know the proper conduct in the occurrence of fainting. 71.7% stated that conducting first aid training would be a good option for training them. The results of the research demonstrate the need for the qualification of primary education teachers in first aid, as a strategy for health promotion and prevention and guaranteeing greater safety with students in the school environment.
Palavra-chave: Primeiros socorros
Educação básica
Acidentes escolares
Palavra-chave em lingua estrangeira: First aid
Basic education
School accidents
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Enfermagem - CUA
Referência: Sena, Mayara de. Conhecimentos e práticas de professores da educação básica de Barra do Garças-MT. 2018. 60 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/525
Data defesa documento: 22-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

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