Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Pollyana Diva Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T20:22:25Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20 | - |
dc.date.available | 2025-08-27T20:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pollyana Diva Rodrigues da. Cello: Os sintomas do transtorno de personalidade borderline através da narrativa audiovisual. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5266 | - |
dc.description.abstract | This Final Course Project involves the production of a short, seven-minute fiction film entitled Cello. The film aims to represent, through audiovisual narrative, the symptoms of a person diagnosed with Borderline Personality Disorder. Recognizing that seeking professional help through psychotherapy, as well as educating family and friends, is essential for effective treatment, this recognition reinforces the need for audiovisual works to formulate complementary learning methodologies. Based on the production of the feature film Prozac Generation , we will conduct a film analysis based on Vanoye and Goliot-Lété (1994), dissecting certain elements in order to better understand the symptoms of the disorder and the characteristics of a crisis, highlighting the didactic potential contained in the work. With this, we will develop the argumentation and audiovisual narrative necessary to define the representation of mental illness in cinema through the senses, drawing on authors such as Gadelha, Paiva (2007), and Gonçalves, Rocha (2011). Cello emerged from reflections on the need for more widely circulated Brazilian audiovisual works that aim to raise awareness and combat the stigmatization of mental disorders. Although the topic is well-known, it is still little discussed when compared to other disorders such as depression, antisocial personality disorder and bipolar disorder. The Final Course Project aims, through the short film, to contribute to the learning of personality disorders, as discussed by Honorato, Mazzaia, Franciscatto Avezani and Neto (2021) in addition to briefly discussing the film's production process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-20T22:00:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Pollyana Diva Rodrigues da Silva.pdf: 7293125 bytes, checksum: 76088c86b52c5b33cc6f336838a6cb07 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-27T20:22:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Pollyana Diva Rodrigues da Silva.pdf: 7293125 bytes, checksum: 76088c86b52c5b33cc6f336838a6cb07 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-27T20:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Pollyana Diva Rodrigues da Silva.pdf: 7293125 bytes, checksum: 76088c86b52c5b33cc6f336838a6cb07 (MD5) Previous issue date: 2025-05-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cello : os sintomas do transtorno de personalidade borderline através da narrativa audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Correia, Gabriel Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4746938817536999 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0555767806744471 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3952177040122490 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso envolve a realização de um curta-metragem de ficção de sete minutos intitulado Cello. O filme tem o intuito de representar através da narrativa audiovisual os sintomas de uma pessoa diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Sabendo que a atitude de buscar ajuda profissional através da psicoterapia, bem como a educação de familiares e amigos são indispensáveis para um tratamento efetivo, reforça-se a necessidade de obras audiovisuais para formular metodologias complementares de aprendizagem. A partir da produção do longa-metragem Geração Prozac , faremos uma análise fílmica com base em Vanoye e Goliot-Lété (1994), dissecando certos elementos utilizados na obra a fim de uma melhor compreensão dos sintomas do transtorno e características de uma crise, ressaltando o potencial didático contido na obra. Com isso, desenvolver a argumentação e narrativa audiovisual necessária para definir a representação da doença mental no cinema através dos sentidos, tomando como referência autores como Gadelha, Paiva (2007), e Gonçalves, Rocha (2011). O filme surgiu a partir de reflexões sobre a necessidade de mais obras audiovisuais brasileiras de grande circulação que visam a conscientização e combate à estigmatização acerca do transtorno mental. Apesar do tema ser conhecido, ainda é pouco discutido quando comparado a outros transtornos tais como depressão, anti-social e bipolar. O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, através do curta-metragem a sua contribuição para o aprendizado dos transtornos de personalidade. (Honorato, Mazzaia, Franciscatto Avezani, Neto. 2021) além de discorrer brevemente sobre o processo de produção do filme. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Cinema e Audiovisual - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword | Doença mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção de sentidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno de personalidade borderline | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mental illness | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational films | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Film analysis | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Meaning-making | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Borderline personality disorder | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Pollyana Diva Rodrigues da Silva.pdf | 7.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.