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http://bdm.ufmt.br/handle/1/527
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise sobre a abordagem da biologia evolutiva em livros didáticos utilizados no município de Barra do Garças, MT. |
Autor(es): | Silveira, Jeanny Alves |
Orientador(a): | Domingos, Fabricius Maia Chaves Bicalho |
Membro da Banca: | Domingos , Fabricius Maia Chaves Bicalho |
Membro da Banca: | Júnior, Dilermando Pereira Lima |
Membro da Banca: | Marzari, Marilene |
Resumo : | O livro didático foi concebido como um recurso de instrumento pedagógico devido ao seu potencial alcance de uma fronteira antes não englobada pela educação. Sua utilização nas escolas públicas brasileiras é regida pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), onde as obras são avaliadas por professores atuantes em diferentes regiões do país. O livro didático e sua utilização em sala de aula é ainda alvo de diversas pesquisas, pois alguns assuntos carecem de uma abordagem adequada para compreensão da temática específica. Um desses temas é a Biologia Evolutiva, que ainda não foi tratada de forma adequada em muitos livros didáticos, provavelmente devido às suas amplas implicações tanto sociais quanto científicas. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo de Biologia Evolutiva nos livros didáticos sugeridos no PNLD 2015, visando verificar como o conteúdo de evolução está sendo abordado nesse recurso de ensino na educação pública do Município de Barra do Garças, MT. A revisão foi realizada em sete livros sugeridos pelo PNLD 2015, através de uma análise quanti-qualitativa. A presença ou ausência de definições norteadoras para a compreensão do conteúdo de biologia evolutiva foram observadas e discutidas. A definição de seleção natural e evolução se destacaram entre as demais, e foram as mais presentes em todas as obras analisadas. O conceito de ancestralidade comum e filogenia estavam ausentes na maioria dos livros analisados. Notamos que a forma com que a biologia evolutiva é apresentada em alguns livros didáticos segue parte das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais sugerem que a evolução seja um eixo integrador do ensino de ciências e biologia. Contudo, algumas definições, como a de evolução biológica propriamente dita devem estar estritamente explícitas para os estudantes, e sugerimos que os professores de biologia complementem em sala de aula as fragilidades pontuadas em relação ao conteúdo de Biologia Evolutiva. |
Resumo em lingua estrangeira: | Textbooks were conceived as differentiated pedagogical instruments because of their potential to reach a frontier that was previously not encompassed by education. The National Textbook Plan (Plano Nacional do Livro Didático, PNLD) governs its use in Brazilian public schools, where teachers working in different regions of the country evaluate the books and suggest the use of some of them. Textbooks and their use in the classroom environment are still a presentday research area, since some subjects lack an adequate pedagogical approach to provide the correct understanding of some specific topics being studied. One of those topics is Evolutionary Biology, which has not been adequately treated in many textbooks, probably because of its broad social and scientific implications. The aim of this work was to perform a review of the Evolutionary Biology content present in the textbooks suggested by the 2015 PNLD, in order to verify how the content of evolution has been approached in this teaching instrument in the public education of the Municipality of Barra do Garças, MT. The review was carried out in seven books suggested by the 2015 PNLD, through a quanti-qualitative analysis. The presence or absence of guiding definitions for the understanding of the content of evolutionary biology was observed and discussed. The definitions of natural selection and evolution stood out among the others, and were the most present in all the analyzed books. The definitions of common ancestry and phylogeny were absent in most of the analyzed books. We found that the way in which evolutionary biology is presented in some textbooks has been improved over the years, following some of the guidelines of the Diretrizes Curriculares Nacionais, which suggest that evolution is used as an integrating axis of science and biology teaching. However, some definitions, such as the concept of biological evolution itself, should be strictly explicit for the students, and we suggest that biology teachers should complement the subjects and provide the adequate definitions in the classroom environment. |
Palavra-chave: | Aprendizagem Evolução biológica PNLD 2015 Seleção natural |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Evolutionary biology Learning Natural selection PNLD 2015 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | Silveira, Jeanny Alves. Análise sobre a abordagem da biologia evolutiva em livros didáticos utilizados no município de Barra do Garças, MT. 2018. x, 35 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/527 |
Data defesa documento: | 11-Oct-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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