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http://bdm.ufmt.br/handle/1/528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Roldão, Laís Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T12:38:23Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15 | - |
dc.date.available | 2019-01-22T12:38:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
dc.identifier.citation | ROLDÃO, Laís Nogueira. Avaliação da capacidade de suporte de um solo da região do Vale do Araguaia com adição de material fresado e cimento . 2018. 76 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/528 | - |
dc.description.abstract | In virtue of the massive use of road mesh in Brazil, interventions to recover roads have become essential. Among the main methods, the recycling of pavements that have reached their limit of lifespan has become popular, because, not only does it reduce the project cost, but it is also considered sustainable pavement. This research sought to evaluate the effects of the inclusion of reclaimed asphalt pavement (RAP) and Portland cement in the bearing capacity of a soil in the Vale do Araguaia region. For that, characterization tests were made with the RAP, and with the soil collected. Posteriorly, compaction tests and determination of the California Bearing Ratio (CBR) were made out with chemically stabilished mixtures of soil with cement and RAP, and mixtures of soil only with RAP. The percentage of RAP added was of 20%, 30% and 40%, and the percentage of chemical stabilizer was fixed at 2%. Through the analyzes of the results, it was found that all mixtures with chemical stabilization, as well as the natural soil and the soil with cement addition met the DNIT criteria of CBR and expansion to be used in the base layers of a road pavement (CBR ≥ 80% and expansion ≤ 1%). For the soil mixtures without chemical stabilizer, the criteria of CBR and expansion for subbase layers were met (CBR ≥ 20% and expansion ≤ 1%). Among the mixtures without cement, the one containing 30% of RAP stood out, not only because met the criteria of CBR and expansion for subbases, but also for showing aptitude to be utilized in the base of road pavements, according to the CBR criteria (CBR superior or equal to 80%). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-01-22T12:36:57Z No. of bitstreams: 1 TCC _2018_Laís Nogueira Roldão.pdf: 11713776 bytes, checksum: ab0dcb918ba023fd770a617959e34e71 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-01-22T12:38:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC _2018_Laís Nogueira Roldão.pdf: 11713776 bytes, checksum: ab0dcb918ba023fd770a617959e34e71 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-22T12:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC _2018_Laís Nogueira Roldão.pdf: 11713776 bytes, checksum: ab0dcb918ba023fd770a617959e34e71 (MD5) Previous issue date: 2018-09-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da capacidade de suporte de um solo da região do Vale do Araguaia com adição de material fresado e cimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Raul Tadeu Lobato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2533926225219591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Raul Tadeu Lobato | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2533926225219591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Berté, Susana Dalila Dolejal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3591741479954972 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Zampieri, Jéssica Nathália Florêncio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0960179479581280 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em virtude do uso massivo da malha rodoviária brasileira, intervenções para recuperação das vias se tornam essenciais. Dentre as principais técnicas de recuperação, a reciclagem de pavimentos que alcançaram o fim de sua vida útil vem ganhando cada vez mais espaço, pois, além de oferecer uma significativa redução de custos nas obras, enquadra a pavimentação no quesito sustentável. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou avaliar o efeito da adição de material fresado e cimento Portland na capacidade de suporte de um solo da região do Vale do Araguaia. Para tanto, inicialmente foram feitos ensaios de caracterização tanto para o solo coletado, quanto para o material fresado. Posteriormente foram realizados ensaios de compactação e Índice de Suporte Califórnia (ISC), onde foram produzidas misturas estabilizadas quimicamente contendo solo, fresado e cimento, e misturas contendo apenas solo e fresado. Os teores de material fresado adicionados foram 20%, 30% e 40%, e a quantidade do estabilizante químico se fixou em 2%. Através da análise dos resultados, verificou-se que todas as misturas estabilizadas quimicamente, assim como o solo in natura e o solo cimento, atendem aos critérios referentes ao ISC e à expansão estabelecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para serem utilizadas na construção de camadas de bases de pavimentos (ISC ≥ 80% e expansão ≤ 1%). No caso das misturas sem estabilização química, todas as misturas atendem às exigências referentes à capacidade de suporte e à expansão exigidas de materiais para construção de camadas de sub-base (ISC ≥ 20% e expansão ≤ 1%). Dentre as misturas sem adição de cimento, destaca-se a mistura contendo 30% de fresado, que além de satisfazer os critérios de capacidade de suporte e expansão para camadas de sub-base, também apresenta aptidão, no que se refere ao ISC, para ser utilizada na construção de bases de pavimentos, pois apresenta ISC superior ao mínimo exigido de 80%. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem de pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material fresado | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Paving | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pavement recycling | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Reclaimed asphalt pavement | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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