Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vitória Lohanny Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-09-03T14:14:51Z-
dc.date.available2025-09-01-
dc.date.available2025-09-03T14:14:51Z-
dc.date.issued2025-05-14-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vitória Lohanny Gonçalves. Medicação e ensino de química: possibilidades de erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico. 2025. 27 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5331-
dc.description.abstractThe use of medications is a common practice in people's experiences, being fundamental forhealthcare and the treatment of various ailments. Therefore, addressing the theme ofmedication in Chemistry classes can represent an important pedagogical strategy forpromoting scientific literacy, encouraging reflection on the impacts of medications on thehuman body, society, and the environment. The objective of this work was to analyze therelationships between medication and chemistry teaching, through a bibliographic survey withthe aim of fostering reflections on the errors in the administration of medications and theconnections between the chemical knowledge necessary for rational and critical use. Theteaching of Chemistry gains relevance not only in the academic aspect but also as an essentialtool for the training of more aware citizens who are prepared to deal with everyday situations,such as the lack of chemical knowledge. We conducted a bibliographic survey based on thetheoretical and methodological assumptions of qualitative research. In this way, weresearched theses and dissertations available in the BDTD database (Brazilian Digital Libraryof Theses and Dissertations). This research sought theoretical and methodological groundingin academic studies focused on teaching Chemistry with an emphasis on topics related tomedications, self-medication, and public health. The topic of medications can be a possibilityto value the life experiences of students, provide reflections for different situations, andpromote a collaborative construction of knowledge that is applicable and close to the student'sreality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by nilva pereira (nilva.silva@ufmt.br) on 2025-09-03T14:07:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf: 754899 bytes, checksum: 6bbdb82af133b4bf77688c38fbe0b190 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-03T14:14:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf: 754899 bytes, checksum: 6bbdb82af133b4bf77688c38fbe0b190 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-03T14:14:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf: 754899 bytes, checksum: 6bbdb82af133b4bf77688c38fbe0b190 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T14:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf: 754899 bytes, checksum: 6bbdb82af133b4bf77688c38fbe0b190 (MD5) Previous issue date: 2025-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMedicação e ensino de química: possibilidades de erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pena, Graziele Borges de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751753277403309pt_BR
dc.contributor.referee1Pena, Graziele Borges de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751753277403309pt_BR
dc.contributor.referee2Zanetoni, Valéria Aparecida Lanzoni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7219009297489531pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707336888728714pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120581474590647pt_BR
dc.description.resumoO uso de medicamentos é uma prática comum nas vivências das pessoas, sendo fundamental para o cuidado da saúde e no tratamento de diversas enfermidades. Portanto, abordar o tema medicação nas aulas de Química pode representar uma estratégia pedagógica importante para a promoção da alfabetização científica, estimulando a reflexão sobre os impactos dos medicamentos no corpo humano, na sociedade e no meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi analisar as relações entre medicação e ensino de química, por meio de levantamento bibliográfico na perspectiva de suscitar reflexões sobre os erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico. O ensino de Química ganha relevância não apenas no aspecto acadêmico, mas também como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações do dia a dia, como a falta de conhecimento químico. Realizamos um levantamento bibliográfico, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Desse modo, pesquisamos teses e dissertações, disponíveis no banco de dados da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). A presente pesquisa buscou embasamento teórico e metodológico em estudos acadêmicos voltados ao ensino de Química com enfoque em temas relacionados a medicamentos, automedicação e saúde pública. O tema medicamentos, pode ser uma possibilidade de valorizar as experiências de vida dos estudantes, propiciar, reflexões para diferentes situações e promover uma construção colaborativa do conhecimento, que seja aplicável e próxima da realidade do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordMedicamentospt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordErros na medicaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Medicinespt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Medication errorspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf737.21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.