Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Júlia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T18:12:44Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23 | - |
dc.date.available | 2025-09-03T18:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Júlia de Souza. “Entre becos e vielas”: a trajetória do Teatro União e Olho Vivo a partir da obra de César Vieira. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5339 | - |
dc.description.abstract | In March 1964, the Armed Forces took command of Brazil in a coup d'état, ushering in an unprecedented dictatorship. During the period it remained in power, between 1964 and 1985, the military dictatorship was present in various areas of society, persecuting, silencing and censoring opponents, but also attacking the cultural sector. This attack became even more notorious in the theater sector, with groups being persecuted, actors and playwrights being imprisoned for fighting for the return of a democratic state and making art a tool for fighting repression. In this context, this work aims to highlight the trajectory of the Teatro União e Olho Vivo (TUOV) group in the context of the military dictatorship, based on the work of one of its founders, César Vieira. In addition, this monograph proposes to reflect on the role of theater as a tool of resistance, but mainly on TUOV's action in the outskirts of São Paulo and its proposal to engage workers in a popular struggle. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-29T22:30:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-03T18:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-03T18:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5) Previous issue date: 2025-04-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Entre becos e vielas” : a trajetória do Teatro União e Olho Vivo a partir da obra de César Vieira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8622266981151373 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8622266981151373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Caroline Garcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2177565007492203 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sotana, Edvaldo Corrêa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6389549722130146 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4537163509173419 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em março de 1964, as Forças Armadas por meio de um golpe de estado, assumiu o comando do Brasil iniciando uma ditadura sem precedentes. Nesse período que se manteve no poder, entre 1964 e 1985, a ditadura militar colocou-se presente em vários campos da sociedade, perseguindo, silenciando e censurando opositores, mas, também atacando o setor cultural. Esse ataque torna-se ainda mais notório no ramo teatral, tendo grupos perseguidos, atores e dramaturgos sendo presos por lutar pela volta de um Estado democrático e fazer da arte uma ferramenta de luta contra a repressão. Nesse contexto, o presente trabalho visa destacar a trajetória do grupo Teatro União e Olho Vivo (TUOV) no contexto da ditadura militar, a partir da obra de um de seus fundadores, César Vieira. Além disso, essa monografia se propõe a refletir sobre o papel do teatro como ferramenta de resistência, mas, principalmente na ação do TUOV nas periferias de São Paulo e sua proposta de engajamento de trabalhadores por uma luta popular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | TUOV | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Military dictatorship | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | TUOV | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Periphery | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf | 624.37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.