Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Júlia de Souza-
dc.date.accessioned2025-09-03T18:12:44Z-
dc.date.available2025-04-23-
dc.date.available2025-09-03T18:12:44Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Júlia de Souza. “Entre becos e vielas”: a trajetória do Teatro União e Olho Vivo a partir da obra de César Vieira. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5339-
dc.description.abstractIn March 1964, the Armed Forces took command of Brazil in a coup d'état, ushering in an unprecedented dictatorship. During the period it remained in power, between 1964 and 1985, the military dictatorship was present in various areas of society, persecuting, silencing and censoring opponents, but also attacking the cultural sector. This attack became even more notorious in the theater sector, with groups being persecuted, actors and playwrights being imprisoned for fighting for the return of a democratic state and making art a tool for fighting repression. In this context, this work aims to highlight the trajectory of the Teatro União e Olho Vivo (TUOV) group in the context of the military dictatorship, based on the work of one of its founders, César Vieira. In addition, this monograph proposes to reflect on the role of theater as a tool of resistance, but mainly on TUOV's action in the outskirts of São Paulo and its proposal to engage workers in a popular struggle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-29T22:30:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-03T18:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T18:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf: 639354 bytes, checksum: 2f50089ff1a17a4d4568e64be6b30faa (MD5) Previous issue date: 2025-04-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Entre becos e vielas” : a trajetória do Teatro União e Olho Vivo a partir da obra de César Vieirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622266981151373pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622266981151373pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Caroline Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177565007492203pt_BR
dc.contributor.referee3Sotana, Edvaldo Corrêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537163509173419pt_BR
dc.description.resumoEm março de 1964, as Forças Armadas por meio de um golpe de estado, assumiu o comando do Brasil iniciando uma ditadura sem precedentes. Nesse período que se manteve no poder, entre 1964 e 1985, a ditadura militar colocou-se presente em vários campos da sociedade, perseguindo, silenciando e censurando opositores, mas, também atacando o setor cultural. Esse ataque torna-se ainda mais notório no ramo teatral, tendo grupos perseguidos, atores e dramaturgos sendo presos por lutar pela volta de um Estado democrático e fazer da arte uma ferramenta de luta contra a repressão. Nesse contexto, o presente trabalho visa destacar a trajetória do grupo Teatro União e Olho Vivo (TUOV) no contexto da ditadura militar, a partir da obra de um de seus fundadores, César Vieira. Além disso, essa monografia se propõe a refletir sobre o papel do teatro como ferramenta de resistência, mas, principalmente na ação do TUOV nas periferias de São Paulo e sua proposta de engajamento de trabalhadores por uma luta popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordDitadura militarpt_BR
dc.subject.keywordTUOVpt_BR
dc.subject.keywordPeriferiapt_BR
dc.subject.keyword2Military dictatorshippt_BR
dc.subject.keyword2TUOVpt_BR
dc.subject.keyword2Peripherypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Julia de Souza Nascimento.pdf624.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.