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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5352
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Quando os sentidos se tocam: análise dialógica dos discursos inicial e final do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin |
Autor(es): | Abreu, Daniella Maria dos Santos |
Orientador(a): | Araújo, Nádia Cristina da Silva |
Membro da Banca: | Castro, Junior Cesar Ferreira de |
Membro da Banca: | Santos, Mônica Maria dos |
Membro da Banca: | Sousa, Raimundo Expedito dos Santos |
Resumo : | O presente artigo tem por objetivo principal analisar o discurso inicial e final do filme O Grande Ditador (1940) à luz da teoria da Análise Dialógica do Discurso (ADD). As personagens responsáveis pelos discursos são Hynkel (ditador de Tomânia e paródia de Hitler) e o Barbeiro (homem Judeu sem nome). Ambos são interpretados por Charles Chaplin. Chaplin é conhecido por seu estilo único, misturando crítica e humor para levantar questionamentos próprios de seu tempo. Seus trabalhos no cinema mudo são considerados clássicos e usados como referência em outras obras, criando, assim, uma identidade própria com seu personagem Carlitos que protagonizou diversos de seus filmes. As características de Carlitos estão presentes no Barbeiro Judeu, do filme analisado. O longa começou a ser gravado e logo estourou a Segunda Guerra Mundial, tendo como foco principal da comédia a crítica e satirização de Adolf Hitler e do Nazismo. Foi o primeiro filme falado de Chaplin, pois o mesmo se recusava a ceder aos avanços da tecnologia naquela época, em específico, a transição do cinema mudo para o falado. Para isso, o artigo em mãos busca na Análise Dialógica do Discurso, que é como tem sido chamada a vertente discursiva que tem como base os estudos de Bakhtin e o Círculo (Brait, 2006), o aporte necessário para a análise do enunciado fílmico. Assim, procurou-se analisar o primeiro e segundo discurso dos personagens Hynkel e Barbeiro, respectivamente, com base nos conceitos de dialogismo, exotopia, sujeito, riso e grotesco (Bakhtin e o Círculo), com o objetivo, também, de elucidar a importância do discurso exotópico na transformação da consciência humana. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental e dialógica, pois foca-se na vertente enunciativo-discursiva. |
Resumo em lingua estrangeira: | The main aim of this article is to analyze the first and second speeches of the film The Great Dictator (1940) in the light of the theory of Dialogic Discourse Analysis (DDA). The characters responsible for the discourse are Hynkel (dictator of Tomânia and a parody of Hitler) and the Barber (anunnamed Jewish man). Both are playedby Charles Chaplin. Chaplin is known for hisuniquestyle, mixing criticis mand humor torai sequestion sabou this time. His silente film works are considered classic sand are used as a reference in Other works, thus creating hisown identity with his character Carlitos, whostarred in severalofhisfilms. Carlitos' characteristics are present in The Jewish Barber, the film under analysis. The film started being shot as soon as the Second World War broke out. The main focus of the comedy was to criticizeand satirize Adolf Hitler and Nazism. It was Chaplin's firsts poken film, as here fused to give in to the advances in technology atthe time, specificallythetransitionfromsilenttospoken cinema. To thisend, thearticleathand looks to Dialogical Discourse Analysis, whichis what the discursive strand base donthe studies of Bakhtin and the Circle (Brait, 2006) has been called, to provide the necessary support for analyzing the filmic enunciation. The first and second speeches of the Hynkel and Barber characters, respectively, were analyzed based on the concept sof dialogism, exotopia, subject, laugh terand the grotesque (Bakhtin and the Circle), with the aimo falso elucidating the importance ofexotopic discourse in the transformation ofhuman consciousness. This is qualitative, documentar and dialogical, as it focuses on the enunciative-discursive aspect. |
Palavra-chave: | análise dialógica do discurso O Grande Ditador discurso exotópico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Dialogic Discourse Analysis The Great Dictator Exotopic Discourse |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | ABREU, Daniella Maria dos Santos. Quando os sentidos se tocam: análise dialógica dos discursos inicial e final do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5352 |
Data defesa documento: | 9-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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