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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Instrumentos para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor durante as consultas de enfermagem : uma revisão integrativa
Autor(es): Pessatto, Maria Eduarda
Orientador(a): Oliveira, Leila Regina de
Membro da Banca: Oliveira, Leila Regina de
Membro da Banca: Modes, Priscilla Shirley Siniak dos Anjos
Membro da Banca: Gimenez, Larissa Bessani Hidalgo
Resumo : Introdução: o desenvolvimento neuropsicomotor é um processo de transformações físicas, psíquicas e socioemocionais. A primeira infância é o período essencial para o desenvolvimento, tornando a criança apta a enfrentar e responder às suas necessidades durante toda a vida. O enfermeiro é o principal mediador da vigilância do desenvolvimento infantil, uma vez que detém consigo o conhecimento para avaliar a criança, promover o acompanhamento integral, além de realizar educação em saúde com os pais, cuidadores e sociedade. A utilização de instrumentos para avaliação do desenvolvimento é voltada para detecção rápida e eficaz de possíveis alterações, fornecendo informações para identificar os fatores de risco e níveis de atraso. Objetivo: analisar a utilização de instrumentos para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor durante as consultas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Métodos: consiste em uma revisão integrativa da literatura, com a seleção de estudos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas inglês, português e espanhol. As bases de dados utilizadas foram LILACS, SciElo, MEDLINE, PUBMED e BDENF. Os descritores utilizados para a busca foram: “desenvolvimento infantil”; “cuidado de enfermagem”; “enfermagem no consultório”; “cuidado da criança”; “crescimento”. “Quais os instrumentos utilizados para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor pelo profissional Enfermeiro na Atenção Básica?” foi a questão norteadora desta pesquisa. Foram selecionados 27 estudos para leitura completa e sete destes compuseram a amostra. Resultados: todos os estudos selecionados foram realizados em unidades de saúde da Estratégia de Saúde da Família; majoritariamente, as avaliações das crianças eram voltadas para o crescimento infantil; o instrumento de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor mais utilizado foi a caderneta da criança, a partir dos marcos do desenvolvimento contidos na mesma; no entanto, em sua maioria, não foram observados e avaliados pelos profissionais, apenas questionados aos pais/responsáveis; dificuldades como precariedade na estrutura física, sobrecarga de trabalho e falta de capacitação profissional foram relatadas pelos enfermeiros. Considerações finais: faz-se necessário intensificar as atividades acadêmicas no que se refere a ações de vigilância, estimulação e promoção do crescimento e desenvolvimento infantil, especialmente durante o curso de graduação em enfermagem.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: Neuropsychomotor development is a process of physical, psychological, and socio-emotional changes. Early childhood is the essential period of development that makes children able to face and respond to their needs throughout their lives. Nurses are the main mediators in monitoring children's development because they have the knowledge to assess the child, promote comprehensive monitoring, and conduct health education with parents, caregivers, and society. The use of instruments to assess development is aimed at the rapid and effective detection of possible changes, providing information to identify risk factors and levels of delay. Objective: To analyze the use of instruments to assess neuropsychomotor development during nursing consultations in primary healthcare in Brazil. Methods: This is an integrative literature review, selecting studies published between 2018 and 2023, in English, Portuguese and Spanish. The databases used were LILACS, SciElo, MEDLINE, PUBMED and BDENF. The descriptors used for the search were: "child development", "nursing", "office nursing", "child care", "growth". The guiding question of this review was "What tools are used by primary care nurses to assess neuropsychomotor development?”. Results: all the selected studies were carried out in health units of the Family Health Strategy; majority of the children's assessments focused on the child's growth; the most frequently used tool for the assessment of neuropsychomotor development was the child's report card, based on the developmental milestones contained therein; however, most of these were not observed by the professionals, but only questioned by the parents/guardians; difficulties such as precarious physical structure, work overload and lack of professional training were reported by the nurses. Conclusions: It is necessary to intensify academic activities regarding the monitoring, stimulation and promotion of the child's growth and development, especially during the basic nursing course.
Palavra-chave: Desenvolvimento Infantil
Cuidado de Enfermagem
Enfermagem no Consultório
Cuidado da Criança
Crescimento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Child Development
Nursing care
Office Nursing
Child Care
Growth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: PESSATTO, Maria Eduarda. Instrumentos para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor durante as consultas de enfermagem: uma revisão integrativa. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5355
Data defesa documento: 9-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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