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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação em saúde para mulheres com incontinência urinária
Autor(es): Carolino, Eduara Prado
Orientador(a): Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Gimenez, Larissa Bessani Hidalgo
Membro da Banca: Silva, Amanda Gabriele da
Resumo : Introdução: as intervenções educacionais são fundamentais para adesão do autocuidado e da promoção de hábitos de vida saudáveis. Paulo Freire evidencia que para a construção de saberes é fundamental que haja diálogo e escuta, respeitando o ser educando. O autocuidado é fundamental para a implementação de práticas de enfermagem de reabilitação, assim como, para a melhora do quadro de pacientes com incontinência. A incontinência urinária, entendida como a perda de urina não controlada e esperada, é um agravo presente no público em geral. Ao enfermeiro, é respaldada a atuação frente às disfunções do assoalho pélvico, uma vez que a educação faz parte do processo de promoção de saúde visando à melhoria de saúde da população torna-o essencial para o enfrentamento desta condição. Objetivo: descrever um relato de experiência sobre atendimentos de incontinência urinária pautado nos referenciais de Paulo Freire. Método: estudo do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa. Participaram cinco mulheres, com incontinência urinária, de um município da região Amazônica, do estado de Mato Grosso, Brasil. Estudo aprovado por comitê de ética, realizado entre setembro a dezembro de 2023. Os dados foram coletados durante as consultas de Enfermagem, através de entrevista semiestruturada individual, gravada em áudio. As falas e anotações foram analisadas através da análise de conteúdo e à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: a idade média das participantes foi de 67,6 anos (DP±11,8). Emergiram três categorias temáticas: O conhecimento sobre o problema, A busca por tratamento e Melhorias obtidas após os atendimentos. As pacientes demonstraram desconhecimento prévio sobre o assunto. Verificou-se a dificuldade na busca por atendimento e que todas as participantes faziam ingestão de irritantes vesicais, como café, bem como, apresentavam obesidade. Através da análise das falas na segunda consulta, verificou-se que os atendimentos contribuíram para a melhora do quadro das pacientes, com relatos de melhora significativa da perda urinária e mudança de hábitos de vida, alimentares e prática de treino de fortalecimento pélvico. Destaca-se uma das falas: “Eu não sabia que era tão simples ficar seca”. Considerações finais: verificou-se que os atendimentos foram importantes para as pacientes, pois valorizaram um problema de saúde negligenciado até então por outros profissionais. Além disso, verificou-se que os atendimentos e as ações educativas realizadas contribuíram para a melhora do quadro das pacientes. Como potencialidades estão a disseminação do conhecimento acerca deste problema de saúde, bem como os próprios resultados identificados, com falas potentes e significativas acerca de um problema de saúde comum, que impacta significativamente a vida dos afetados e que merece mais visibilidade e atenção pelos profissionais de saúde, diante da possibilidade de atuação no manejo conservador deste problema.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: Educational interventions are vital for promoting self-care and encouraging healthy lifestyle habits. Paulo Freire highlights that dialogue and listening are essential for the knowledge-building process while respecting the student. Self-care is fundamental for the implementation of rehabilitation nursing practices, as well as for improving the condition of patients with incontinence. Urinary incontinence, understood as the involuntary leakage of expected urine, is a problem present in the general public. Nurses are supported in dealing with pelvic floor dysfunctions since education is part of the health promotion process aimed at improving the population's health, making it essential to combat this condition. Objective: To describe an experience report on urinary incontinence care based on Paulo Freire's references. Method: Experience-report study with a qualitative approach. Five women with urinary incontinence participated from a municipality in the Amazon region in Mato Grosso, Brazil. The study was approved by the ethics committee and was carried out between September and December 2023. Data were collected during nursing appointments through individual semistructured interviews recorded in audio. The recordings and notes were analyzed through content analysis and in light of Paulo Freire's theoretical framework. Results: The average age of the participants was 67.6 years (SD±11.8). Three thematic categories emerged: Knowledge level about the issue, Treatment seeking, and Improvements achieved aftercare. The patients demonstrated a lack of prior knowledge on the subject. It was found that it was difficult to seek care and that all participants were ingesting bladder irritants, such as coffee, and were also obese. The analysis of the statements in the second appointment verified that the consultation services contributed to improving the patients' condition, with reports of significant improvement in urinary loss, lifestyle and eating habits changes, and practice of pelvic strengthening training. One statement line stands out: "I did not know it was so simple to stay dry." Final considerations: It was found that the consultation services were significant for the patients, as they acknowledged and cared for a health problem that had been neglected until then by other professionals. Furthermore, it was noted that the care and educational activities contributed to improving the patients' condition. The potentialities include the dissemination of knowledge about this health problem, as well as the identified results themselves, with powerful and significant statements about a common health problem that significantly impacts the lives of those affected and which deserves more visibility and attention by healthcare professionals, given the possibility of acting in the conservative management of this problem.
Palavra-chave: Incontinência urinária
Enfermagem em reabilitação
Educação em saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Urinary incontinence
Rehabilitation nursing
Health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: CAROLINO, Eduara Prado. Educação em saúde para mulheres com incontinência urinária. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5356
Data defesa documento: 5-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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