Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Incarnação, Luzivaldo Rezende da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T14:50:35Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T14:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
dc.identifier.citation | INCARNAÇÃO, Luzivaldo Rezende da. Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-18T14:49:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-18T14:50:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-18T14:50:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5) Previous issue date: 2025-09-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mancini, Anna Maria Penalva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0919026431611928 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3908203011153046 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva compreender um pouco mais o trabalho de professores de Língua Portuguesa com alunos estrangeiros, numa escola estadual de tempo integral, na cidade de Barra do Garças-MT. A pesquisa teve como sujeitos colaboradores alunos imigrantes e professores de Língua Portuguesa e foi realizada entre os meses de janeiro e julho de 2025. As teorias balizadoras do estudo foram de autores como: Gatti (2014), Leite (2018), Almeida e Biajone (2007), Mendes (2015), Marinucci ( 2002), Munanga (2015) e outros. Os aspectos metodológicos foram definidos a partir dos estudos de Appolinário (2006), compreendendo as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva compreender o fenômeno pesquisado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de referencial teórico, bem como questionários com alunos estrangeiros e professores de Língua Portuguesa; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, quando necessário. O estudo aponta alguns pontos importantes para a reflexão, como por exemplo observase que, mesmo tendo a garantia da lei para a permanência e aprendizado nas escolas brasileiras, tanto alunos, quanto professores se deparam com muitos obstáculos que não serão resolvidos, apenas, dentro da sala de aula, sendo necessários mais envolvimento e atuação de instituições responsáveis por políticas públicas educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | alunos imigrantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | professor de Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf | 568.38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.