Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIncarnação, Luzivaldo Rezende da-
dc.date.accessioned2025-09-18T14:50:35Z-
dc.date.available2025-09-09-
dc.date.available2025-09-18T14:50:35Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.citationINCARNAÇÃO, Luzivaldo Rezende da. Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5425-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-18T14:49:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-18T14:50:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T14:50:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf: 582019 bytes, checksum: b9b15dbd02482a2fa4dc0e697ff613e7 (MD5) Previous issue date: 2025-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMinistrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Geralda Fatima de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919026431611928pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908203011153046pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva compreender um pouco mais o trabalho de professores de Língua Portuguesa com alunos estrangeiros, numa escola estadual de tempo integral, na cidade de Barra do Garças-MT. A pesquisa teve como sujeitos colaboradores alunos imigrantes e professores de Língua Portuguesa e foi realizada entre os meses de janeiro e julho de 2025. As teorias balizadoras do estudo foram de autores como: Gatti (2014), Leite (2018), Almeida e Biajone (2007), Mendes (2015), Marinucci ( 2002), Munanga (2015) e outros. Os aspectos metodológicos foram definidos a partir dos estudos de Appolinário (2006), compreendendo as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva compreender o fenômeno pesquisado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de referencial teórico, bem como questionários com alunos estrangeiros e professores de Língua Portuguesa; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, quando necessário. O estudo aponta alguns pontos importantes para a reflexão, como por exemplo observase que, mesmo tendo a garantia da lei para a permanência e aprendizado nas escolas brasileiras, tanto alunos, quanto professores se deparam com muitos obstáculos que não serão resolvidos, apenas, dentro da sala de aula, sendo necessários mais envolvimento e atuação de instituições responsáveis por políticas públicas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordaulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.subject.keywordalunos imigrantespt_BR
dc.subject.keywordprofessor de Língua Portuguesapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Luzivaldo Rezende da Incarnação.pdf568.38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.