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dc.creatorArgenta, Celice Alessandra Melato-
dc.date.accessioned2025-09-18T20:25:11Z-
dc.date.available2025-09-18-
dc.date.available2025-09-18T20:25:11Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationARGENTA, Celice Alessandra Melato. Detecção de pavimento e análise de qualidade de sinalização horizontal na Rodovia BR-163. 2025. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5426-
dc.description.abstractThis work investigated computational solutions for pavement detection and analysis of horizontal road marking quality on the BR-163 highway, a strategic infrastructure for the state of Mato Grosso. The research, carried out in partnership with the concessionaire Nova Rota do Oeste, proposed a hybrid approach that integrates deep learning and classical image processing. The methodology involved the use of the YOLOv11-Seg model, trained with different datasets captured by the concessionaire, ranging from small manually labeled sets to 265,000 automatically pre-labeled images. The results showed precision and recall metrics close to 1.0 in all trainings, confirming the robustness of the model and the feasibility of large-scale automatic labeling. External validation with images from a highway in the direction of the state of São Paulo reinforced its generalization capacity. Complementarily, the Canny algorithm was applied to the segmented regions, allowing the measurement of marking intensity and classification into good, medium, and poor. This analysis objectively confirmed the differences observed manually. In addition to the academic contribution, the model was incorporated by the Artificial Intelligence team of Nova Rota do Oeste to isolate the region of interest (ROI) of the pavement before analyzing the markings, demonstrating immediate practical impact on road management.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-09-18T20:24:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - CELICE ALESSANDRA MELATO ARGENTA.pdf: 38879804 bytes, checksum: ca9af2dd740767e933aefbf2a19eeb01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-09-18T20:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - CELICE ALESSANDRA MELATO ARGENTA.pdf: 38879804 bytes, checksum: ca9af2dd740767e933aefbf2a19eeb01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T20:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - CELICE ALESSANDRA MELATO ARGENTA.pdf: 38879804 bytes, checksum: ca9af2dd740767e933aefbf2a19eeb01 (MD5) Previous issue date: 2025-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDetecção de pavimento e análise de qualidade de sinalização horizontal na Rodovia BR-163pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee2Sabin, Gustavo Post-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776644415150886pt_BR
dc.contributor.referee3Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088008501642455pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou soluções computacionais para a detecção de pavimento e a análise da qualidade da sinalização horizontal na rodovia BR-163, infraestrutura estratégica para o estado de Mato Grosso. A pesquisa, realizada em parceria com a concessionária Nova Rota do Oeste, propôs uma abordagem híbrida que integra deep learning e processamento clássico de imagens. A metodologia envolveu o uso do modelo YOLOv11- Seg, treinado com diferentes conjuntos de dados captados pela concessionária, variando de pequenas bases rotuladas manualmente até 265 mil imagens pré-rotuladas automaticamente. Os resultados mostraram métricas de precision e recall próximas de 1,0 em todos os treinamentos, confirmando a robustez do modelo e a viabilidade da rotulação automática em larga escala. A validação externa com imagens de uma rodovia sentido estado de São Paulo reforçou sua capacidade de generalização. Complementarmente, aplicou-se o algoritmo de Canny às regiões segmentadas, permitindo mensurar a intensidade da sinalização e classificá-la em boas, médias e ruins. Essa análise confirmou, de forma objetiva, as diferenças observadas manualmente. Além da contribuição acadêmica, o modelo foi incorporado pela equipe de Inteligência Artificial da Nova Rota do Oeste para isolar a região de interesse (ROI) do pavimento antes da análise da sinalização, demonstrando impacto prático imediato na gestão rodoviária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordPavimentopt_BR
dc.subject.keywordSinalização horizontalpt_BR
dc.subject.keywordYOLOv11pt_BR
dc.subject.keywordVisão computacionalpt_BR
dc.subject.keywordCannypt_BR
dc.subject.keywordBR-163pt_BR
dc.subject.keyword2Pavementpt_BR
dc.subject.keyword2Horizontal road markingspt_BR
dc.subject.keyword2YOLOv11pt_BR
dc.subject.keyword2Computer visionpt_BR
dc.subject.keyword2Cannypt_BR
dc.subject.keyword2BR-163pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

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