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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5427
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sistema inteligente de monitoramento de tráfego veicular com detecção adaptativa para condições diurnas e noturnas |
Autor(es): | Barbosa, Gabriely |
Orientador(a): | Teixeira, Raoni Florentino da Silva |
Membro da Banca: | Teixeira, Raoni Florentino da Silva |
Membro da Banca: | Sabin, Gustavo Post |
Membro da Banca: | Guarienti, Gracyeli Santos Souza |
Resumo : | O crescimento contínuo do tráfego veicular nas áreas urbanas impõe desafios significativos para o planejamento e a gestão de mobilidade. Abordagens tradicionais de monitoramento, como sensores e sistemas de vídeo tradicionais, são frequentemente intrusivas, de alto custo e carecem da flexibilidade necessária para uma análise abrangente em tempo real. Em resposta a essa problemática, este trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente de tráfego veicular, utilizando técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina. A metodologia empregada se baseou no uso do modelo YOLOv11, para a detecção de veículos. Para aumentar a robustez do modelo, um dataset híbrido foi criado, combinando imagens públicas e um conjunto de dados próprio. Sendo um desafio a variação de iluminação, especialmente em ambientes noturnos. Para isso, foi aplicada a técnica de congelamento de camadas, que permitiu o ajuste fino do modelo com um conjunto de dados de treinamento menor. Sendo assim, o presente trabalho demonstra a viabilidade de aplicar modelos de aprendizado de máquina leves para o monitoramento de tráfego, mesmo com recursos computacionais limitados. Ademais, demonstrou-se que a técnica de congelamento de camadas é uma abordagem eficaz para adaptar modelos a ambientes com baixa luminosidade. A aplicação dessa metodologia permitiu a geração de uma análise do fluxo de veículos, fornecendo dados para o planejamento urbano, tanto em condições diurnas quanto noturnas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The continuous growth of vehicle traffic in urban areas poses significant challenges for mobility planning and management. Traditional monitoring approaches, such as sensors and conventional video systems, are often intrusive, high-cost, and lack the flexibility required for comprehensive real-time analysis. In response to this problem, this capstone project proposes the development of an intelligent vehicle traffic monitoring system using computer vision and machine learning techniques. The methodology employed is based on the YOLOv11 model for vehicle detection. To enhance the model’s robustness, a hybrid dataset was created by combining public images with a custom-collected dataset. One of the main challenges encountered was the variation in lighting, especially in nocturnal environments. To overcome this, the frozen layers technique was applied, allowing for the fine-tuning of the model with a smaller training dataset. Ultimately, this work demonstrates the feasibility of applying lightweight machine learning models for traffic monitoring, even with limited computational resources. Furthermore, it was shown that the frozen layers technique is an effective approach for adapting models to low-light conditions. The application of this methodology enabled the generation of a detailed analysis of vehicle flow, providing valuable data for urban planning. The results obtained prove the effectiveness of the proposed system, showing satisfactory performance in both daytime and nighttime conditions. |
Palavra-chave: | Visão computacional Monitoramento de tráfego Aprendizado de máquina YOLOv11 |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Computer vision Traffic monitoring Machine learning YOLOv11 |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Programa: | Engenharia de Computação - CUVG |
Referência: | BARBOSA, Gabriely. Sistema inteligente de monitoramento de tráfego veicular com detecção adaptativa para condições diurnas e noturnas. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5427 |
Data defesa documento: | 15-Sep-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Computação - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
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