Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Daniel Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T10:57:49Z | - |
dc.date.available | 2025-05-11 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T10:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Daniel Nascimento. A coisificação humana na literatura: uma leitura do conto “A enxada”, de Bernardo Élis. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5429 | - |
dc.description.abstract | This monograph analyzes the manifestation of Goiás regionalism in the work in question, focusing on the process of objectification of the protagonist as a literary tool used to criticize the oppressive structures that shape the Brazilian countryside. The research discusses regionalism in Brazilian literature, with emphasis on its particularities in Goiás and Mato Grosso, and carries out a detailed analysis of the short story, highlighting its character of social denunciation and the implications of this objectification in the context of rural reality. The analysis of the short story “A enxada” (The Hoe), by Bernardo Élis, highlights how the author portrays life in the backlands of Goiás in a way that transcends regionalism, addressing universal themes such as the exploitation and dehumanization of rural workers. The figure of Supriano symbolizes social marginalization, and the work stands out for using the backlands environment as an instrument of criticism of inequalities and power structures, reaffirming literature as a means of resistance and transformation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-09-22T10:54:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Daniel Nascimento Chaves.pdf: 302421 bytes, checksum: 67c7cbe0a7d4990c3cb0a2fd16ad271a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-22T10:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Daniel Nascimento Chaves.pdf: 302421 bytes, checksum: 67c7cbe0a7d4990c3cb0a2fd16ad271a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T10:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Daniel Nascimento Chaves.pdf: 302421 bytes, checksum: 67c7cbe0a7d4990c3cb0a2fd16ad271a (MD5) Previous issue date: 2025-05-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A coisificação humana na literatura: uma leitura do conto “A enxada”, de Bernardo Élis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Tereza Ramos de | - |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Tereza Ramos de | - |
dc.contributor.referee2 | Guedes, Maurício da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Mônica Maria dos | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é analisar a manifestação do regionalismo goiano no conto “A enxada”, de Bernardo Élis, bem como o processo de coisificação do protagonista, o personagem Supriano. O estudo busca compreender como a literatura regionalista retrata a condição do trabalhador rural em um contexto de exploração e desumanização, evidenciando a perda de sua identidade e autonomia frente ao trabalho árduo e às relações de poder no campo. A investigação foi realizada com base no suporte teórico que discute as questões regionalismo e texto literário como instrumento de crítica social no que diz respeito ao trabalhador sertanejo: Crocco (2009), Corrêa e Costa (2013), Carvalho (2013), Carvalho e Melo (2024), Santini (2011), Vicentine (2007), Almeida (1985), dentre outros. A análise do conto “A enxada”, de Bernardo Élis, evidencia como o autor retrata a vida no sertão goiano de forma a transcender o regionalismo, abordando temas universais como a exploração e desumanização do trabalhador rural. A figura de Supriano simboliza a marginalização social, e a obra se destaca por utilizar o ambiente sertanejo como instrumento de crítica às desigualdades e às estruturas de poder, reafirmando a literatura como meio de resistência e transformação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | regionalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | coisificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | relações de poder | pt_BR |
dc.subject.keyword | trabalhador rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | crítica social | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Regionalism | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Objectification | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Power relations | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Rural worker | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Social criticism | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Daniel Nascimento Chaves.pdf | 295.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.