Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Alessandra de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T14:44:40Z | - |
dc.date.available | 2012 | - |
dc.date.available | 2025-09-25T14:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Alessandra de Oliveira. Educação básica e a inclusão de estudantes com deficiência: legislação, políticas públicas e ações de gestores públicos. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5459 | - |
dc.description.abstract | This work of course has the theme "Basic education and inclusion of students with disabilities." The work develops a survey and analysis of resolutions, laws and decrees, in order to know and make known to the issue of the disabled person is thought of in terms of rights and public policy, placing the public authority and its role in this process . The survey and analysis make it possible to place the state, the public manager in the context of the Network of Basic Education and its actions through the demands of this sector, through the (re) knowledge of legislation, public policies and institutional actions aimed at people with disabilities special pointing affirmative action to solve problems that preclude their inclusion. The research falls also on the real commitment of the managers of public policies in education, inclusive education to receive the conditions and resources necessary for the proper care to special students, as determined in the existing normative documents, analyzed in the study. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-09-17T16:39:45Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alessandra de Oliveira Nascimento.pdf: 489126 bytes, checksum: bd198b53f60068f32792f2e1f0a19e5e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-09-25T14:44:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alessandra de Oliveira Nascimento.pdf: 489126 bytes, checksum: bd198b53f60068f32792f2e1f0a19e5e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-25T14:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alessandra de Oliveira Nascimento.pdf: 489126 bytes, checksum: bd198b53f60068f32792f2e1f0a19e5e (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação básica e a inclusão de estudantes com deficiência : legislação, políticas públicas e ações de gestores públicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Antonia Ieda Delfino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5452495025139332 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Paiva, Yvan Jackson de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6398439192641045 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viana, Antonia Ieda Delfino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5452495025139332 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paiva, Yvan Jackson de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6398439192641045 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Marcelo de Castro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6332656983313323 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Curso tem como tema “Educação básica e inclusão de estudantes com deficiência”. O trabalho se desenvolve com levantamento e análise de resoluções, leis e decretos, com o objetivo de conhecer e dar a conhecer como a questão da pessoa com deficiência é pensada em termos de direitos e políticas públicas, situando o gestor público e o seu papel nesse processo. O levantamento e análise possibilitam situar o Estado, o gestor público, no contexto da Rede de Educação Básica e sua atuação através das demandas deste setor, por meio do (re) conhecimento da legislação, das políticas públicas e ações institucionais voltadas para portadores de necessidades especiais, apontando ações afirmativas para a resolução de problemas que impossibilitam essa inclusão. A pesquisa recai, ainda, sobre o comprometimento real dos gestores das políticas públicas educacionais, para que a educação inclusiva receba as condições e os recursos necessários, para o atendimento adequado aos alunos especiais, conforme determinam os documentos normativos vigentes, analisados na pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Gestão Pública - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Basic education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public management | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public policies | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Gestão Pública (modalidade EAD) |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2012_Alessandra de Oliveira Nascimento.pdf | 477.66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.