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dc.creatorNoleto, Aline Bueno-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:48:36Z-
dc.date.available2012-
dc.date.available2025-09-25T15:48:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNOLETO, Aline Bueno. Gestão da qualidade em organizações públicas: um estudo da implantação do método ordem na Secretaria Judicial. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5461-
dc.description.abstractThis work aims to understand how the order management method has contributed to a quality in the service of the Secretariat of the Judicial District of Ribeirão Cascalheira. In order to clarify this problem, it is necessary to study the results of the management method, to analyze the importance of Quality Management in Public Organizations, presenting the main techniques of quality management, including the "5S", as well as analyze the method implemented in Order Judicial Department. The research is characterized as an applied nature, since it aims to generate knowledge for practical application targeted at solving specific problems. Involves management procedures and quality of life, with immediate effect. A qualitative approach, given to an interpretation of the phenomena of providing swift justice, consistent with social needs. The type of research is exploratory, since it aims to provide greater familiarity with the problem in order to make it explicit. But as demonstrated through words these claims, to confront the dialectic, "efficient and expeditious justice" without entering the realm of decisions made by judges, we sought a descriptive, endowed with procedures such as literature searches, interviews, survey field and observing the performance of routine, documentary and experimental. The results revealed the practice of some actions aimed at improving the quality of life of servers and how they feel about them. However, the results obtained from the survey helped to contact the deployment problem of process quality through 5S, being a process that mainly deals with human beings. Given the above, it follows then that the Order was valid method for improving the quality as well as the tool "5S", but it is necessary to improve them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-09-18T13:10:27Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Aline Bueno Noleto.pdf: 439252 bytes, checksum: 62fcadffae44f21568fccb71d5928c13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-09-25T15:48:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Aline Bueno Noleto.pdf: 439252 bytes, checksum: 62fcadffae44f21568fccb71d5928c13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:48:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Aline Bueno Noleto.pdf: 439252 bytes, checksum: 62fcadffae44f21568fccb71d5928c13 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão da qualidade em organizações públicas : um estudo da implantação do método ordem na Secretaria Judicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Eber Luis Capistrano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979364277580186pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Spalatti, Aurimar Silvestre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875351428787022pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Eber Luis Capistrano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979364277580186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170976746586036pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de entender como o Método de Gerenciamento Ordem vem contribuindo para uma qualidade na prestação do serviço da Secretaria Judicial da Comarca de Ribeirão Cascalheira. Visando esclarecer este problema, se faz necessário estudar os resultados do Método de Gerenciamento; analisar a importância da Gestão da Qualidade em Organizações Públicas; apresentar as principais técnicas de gestão da qualidade, inclusive o “5S”, bem como analisar o Método Ordem implantado na Secretaria Judicial. A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, visto que objetiva gerar conhecimento para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve procedimentos gerenciais e de qualidade de vida, com aplicação imediata. Tem uma abordagem qualitativa, haja vista fazer uma interpretação dos fenômenos da prestação judicial célere, condizente com as necessidades sociais. O tipo da pesquisa é exploratória, uma vez que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Mas como demonstrar através de palavras esses clamores, para fazer frente à dialética, “Justiça eficiente e célere”, sem ingressar no campo das decisões proferidas por magistrados, buscou-se uma pesquisa descritiva, dotado de procedimentos como: pesquisas bibliográficas, entrevistas, levantamento de campo e observação do desempenho das atividades rotineiras, documental e experimental. Os resultados revelaram a prática de algumas ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida dos servidores e como estes se sentem em relação a elas. Todavia, os resultados obtidos pela pesquisa contribuíram, para contatar o problema de implantação de processo de qualidade, através do 5S, por ser um processo que lida principalmente com o ser humano. Diante do exposto, conclui-se então que o Método Ordem foi válido para a melhoria da qualidade, assim como a ferramenta “5S”, mas se faz necessário aperfeiçoá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programGestão Pública - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidadept_BR
dc.subject.keyword5Spt_BR
dc.subject.keywordMétodo ordempt_BR
dc.subject.keywordSecretaria judicialpt_BR
dc.subject.keyword2Quality managementpt_BR
dc.subject.keyword25Spt_BR
dc.subject.keyword2Method orderpt_BR
dc.subject.keyword2Judicial departmentpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Pública (modalidade EAD)

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