Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5476
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A gestão democrática na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt - Sorriso - MT |
Autor(es): | Locatelli, Ana Paula Machado |
Orientador(a): | Mello, Neide Moraes de |
Coorientador: | Barreto, Neila Maria Souza |
Membro da Banca: | Mello, Neide Moraes de |
Membro da Banca: | Barreto, Neila Maria Souza |
Membro da Banca: | Matos, Heloneide Alcantara |
Resumo : | O tema escolhido para o estudo é a Gestão Democrática na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt de Sorriso - MT. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a concepção do gestor da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, no município de Sorriso, em Mato Grosso, em relação à gestão democrática, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma, além de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão da Escola, do ponto de vista dos professores, funcionários, pais e alunos. Para alcançar esses objetivos foram realizados estudos, no sentido de identificar a sugestão de gestão seguida na escola, bem como, realizar o estabelecimento de uma ponte entre os conceitos assinalados na revisão de literatura, verificar quais são os desafios enfrentados pelo gestor da escola pesquisada para a implantação de uma gestão democrática, abordar um pouco da história da importância da gestão democrática escolar, analisar a política pública de implantação da gestão democrática no município de Sorriso. A metodologia aplicada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e aplicação de questionários. A escolha por este tema decorreu pelo fato de que, durante os últimos anos, a escola vem sofrendo transformações, por consequência das mudanças vivenciadas pelo mundo inteiro. Assim, o gestor escolar tem se empenhado para atender às exigências do novo contexto educacional, dentre os quais a descentralização do poder e a autonomia pedagógica, administrativa e financeira, o que exige uma revisão da função do papel do gestor. Esta pesquisa está inserida na linha de Comportamento Organizacional dentro do eixo temático gestão de Competências. |
Resumo em lingua estrangeira: | The theme chosen for the study is the Democratic Administration in City School Professor Ivete Lourdes Arenhardt Sorriso - MT. This research aims at analyzing the concept of the manager of the Municipal School Ivete Lourdes Arenhardt, in the municipality of Sorriso, in Mato Grosso, in relation to democratic management in the face of new demands that the school faces in the context of a society that democratization and turns, and analyzing democratic processes that guide the management of the school's point of view of teachers and staff. To achieve these objectives studies have been conducted to identify management followed the suggestion in school as well, make the establishment of a bridge between the concepts reported in the literature review, determine what are the challenges faced by the manager of the school searched for the establishment of a democratic administration, to address some of the history of the importance of democratic school management, public policy analysis of implementation of democratic management in the municipality of Sorriso. The methodology was applied to the qualitative study, bibliographic, documental and questionnaires. The choice of this subject is taking place by the fact that during the past year, the school has undergone changes, therefore the changes experienced over the world. Thus, the school manager has struggled to meet the requirements of the new educational context, among which the decentralization of power and pedagogic, administrative and financial, which requires a review of the role of manager's role. This research is inserted in the line of Organizational Behavior in the thematic management skills. |
Palavra-chave: | Gestão democrática Escola Educação Gestor |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Democratic management School Education Manager |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Gestão Pública - CUC |
Referência: | LOCATELLI, Ana Paula Machado. A gestão democrática na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt - Sorriso - MT. 2012. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5476 |
Data defesa documento: | 2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Gestão Pública (modalidade EAD) |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2012_Ana Paula Machado Locatelli.pdf | 565.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.