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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil epidemiológico das vítimas dos acidentes de transporte, registrados nos serviços sentinelas da rede VIVA no município de Cuiabá, 2011
Autor(es): Silva, Hellen Patrícia Sebastião da
Orientador(a): Galvão, Noemi Dreyer
Coorientador: Muraro, Ana Paula
Membro da Banca: Galvão, Noemi Dreyer
Resumo : Os acidentes de transporte caracterizam-se hodiernamente como um importante fator de mortalidade, entretanto, as vítimas de pequenas lesões, também são responsáveis por uma grande demanda aos serviços de urgência e emergência. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico das vítimas dos acidentes de transporte em Cuiabá atendidas nos serviços sentinelas da Rede de Serviços Sentinela de Vigilância de Violências e Acidentes (Rede VIVA) no ano de 2011. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal. Foram utilizados os dados de 241 vítimas de acidentes de transporte, notificadas pelo Projeto VIVA do município de Cuiabá, do ano de 2011. Para o processamento dos dados foi utilizado uma planilha de dados. Foram calculadas frequências absolutas e relativas, além da razão de sexo. Resultados: Dentre as vítimas atendidas nas unidades selecionadas em Cuiabá, os acidentes de transporte destacaram-se em número de atendimentos (32,1%), e em sua grande maioria as vítimas eram homens (71,4%), jovens (59 %), de cor da pele preta (76,3%), com 9 a 11 anos de estudo (42,7%) e chegaram até a unidade hospitalar com veículos particulares (48,5%). Dentre as características das ocorrências prevaleceram os condutores (72,0%), motociclistas (73,0%), os acidentes ocorridos no domingo (21,2%), durante o período Vespertino (33,2%), e em vias públicas (95,9%). Na maioria dos acidentes a outra parte envolvida foram os automóveis (38,6%) e os condutores não apresentavam suspeita de uso de álcool (87,6%). Os acidentes de trabalho representaram 28,6% dos atendimentos, a maior parte declarou estar utilizando o capacete (82,8%) e a não utilização de cinto de segurança (55,0%). Sobre as características das lesões/evolução, prevaleceram aqueles com cortes/lacerações (37,8%), com os membros superiores e inferiores mais atingidos (57,5%) e 68,5% receberam alta ao final do tratamento. Discussão e Conclusão: Dentre todas as causas externas, os acidentes de transporte representam grande maioria, dentre estes, destacaram-se os motociclistas. A população jovem desempenhou grande destaque dentre as vítimas. Em relação ao álcool, apesar da pequena proporção de vítimas com suspeita do uso, o sexo masculino destacou-se nesta categoria. As lesões de pequena gravidade foram as mais prevalentes, resultado que pode ter corroborado para grande prevalência de alta ao final do tratamento. Foi possível observar então que a Rede VIVA fornece importantes subsídios para a análise e identificação das vítimas mais suscetíveis aos acidentes de transporte e informações que possibilitam a identificação de alguns fatores de risco, subsidiando assim propostas de formulação de ações de prevenção desses acidentes que possam diminuir o número de acidentes e consequentemente as mortes e internações.
Resumo em lingua estrangeira: Road accidents in are characterized as an important factor of mortality, however, the victims of small lesions, are also responsible for a large demand on emergency care services. Objective: To describe the epidemiological profile of victims of traffic accidents in Cuiabá attended at sentinel urgency and emergency services Surveillance System for Violence and Accidents (VIVA) in 2011 Method: This is a descriptive, cross-sectional study. We analyzed the 241 victims of traffic accidents reported by the VIVA Project of Cuiabá in the year 2011. For data processing Microsoft Office Excel 2007 software was used. Absolute and relative frequencies were calculated, also the sex ratio. Results: Among the victims treated in the units selected in Cuiabá, transportation accidents highlighted in number of visits (32.1%), and mostly the victims were men (71.4%), young (59 %), the black skin color (76.3%), with 9-11 years of education (42.7%) and reached the hospital in private vehicles (48.5%). Among the features of the occurrences prevailed drivers (72.0%), motorcyclists (73.0%), accidents occurring on Sunday (21.2%), during the Afternoon (33.2%) period, and on public roads (95.9%). In most accidents the other party involved were cars (38.6%) and drivers had no suspicion of alcohol use (87.6%). Work accidents accounted for 28.6% of cases, most said to be using the helmet (82.8%) and non-use of seat belts (55.0%). About lesion characteristics/evolution, prevailed with those cuts/lacerations (37.8%), with the upper and lower limbs most affected (57.5%) and 68.5% were discharged after the treatment. Discussion and Conclusion: We observed that among all external causes, transport accidents account for the large majority among them, stood out motorcyclists. Young people played an important part of the victims. In relation to alcohol, although there were few victims suspected of using, the male stood out in this category. Lesions of low severity were the most prevalent, a result that might have corroborated for large high prevalence of the sudden end of treatment. It was observed then that the VIVA Project provides important informations for the analysis and identification of the most susceptible victims of traffic accidents, enabling the identification of some risk factors, thus creating proposals for formulating actions to prevent such incidents which may decrease the number of accidents and consequently deaths and hospitalizations.
Palavra-chave: Acidentes de trânsito
Sistemas de informação em saúde
Rede VIVA
Causas externas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Traffic accidents
VIVA project
Information systems in health
External causes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SILVA, Hellen Patrícia Sebastião da. Perfil epidemiológico das vítimas dos acidentes de transporte, registrados nos serviços sentinelas da rede VIVA no município de Cuiabá, 2011. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/576
Data defesa documento: 20-Fev-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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