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dc.creatorPaula, Cinthya da Costa Mizael de-
dc.date.accessioned2019-01-30T14:52:53Z-
dc.date.available2013-10-24-
dc.date.available2019-01-30T14:52:53Z-
dc.date.issued2013-10-24-
dc.identifier.citationPAULA, Cinthya da Costa Mizael de. Pavimento poroso e vegetação: estratégias para melhoria do conforto térmico em áreas urbanas. 2013. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/597-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how urban planning has influenced changes in the climate of urban areas and to correlate it with the windchill user from the external environment. Thus, this study aimed to evaluate the influence of the replacement of asphalt pavement by porous pavement and the deployment of woody vegetation in hygrometric term performance of the urban environment located in the parking lot of the College of Architecture Engineering and Technology (FAET) of the Universidade Federal de Mato Grosso in Cuiaba. Micrometereologic station was installed in the area chosen for registration of air temperature, relative humidity and surface temperature location. The data generated from this were used to calibrate the computer simulations of the current local environmental conditions, the replacement of asphalt pavement by porous pavement and the deployment of woody vegetation in the study region, performed with the aid of computer software called ENVI -met. We also evaluated the thermal sensations for the three types of idealized scenarios from the index UTCI (Universal Thermal Climate Index). These data indicate that the replacement of porous asphalt pavement the pavement results in a decrease of 4 ° C in the surface temperature of 0.56 ° C temperature reduction of air and 2.36% increase in air humidity. The analysis of thermal sensation by UTCI index indicated that there was no significant change in thermal sensation felt by pedestrians by the introduction of porous pavement. In the case of introducing more vegetation, the improvement in thermal sensation is felt only in places where there is shadowing by the vegetation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-01-30T14:06:56Z No. of bitstreams: 1 TCC_2013_Cinthya da Costa Mizael de Paula.pdf: 3449511 bytes, checksum: 63ff570c5121bbe64ada849db8d520a3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-30T14:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2013_Cinthya da Costa Mizael de Paula.pdf: 3449511 bytes, checksum: 63ff570c5121bbe64ada849db8d520a3 (MD5) Previous issue date: 2013-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePavimento poroso e vegetação : estratégias para melhoria do conforto térmico em áreas urbanaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Callejas, Ivan Julio Apolonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395380953207614pt_BR
dc.contributor.referee1Callejas, Ivan Julio Apolonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395380953207614pt_BR
dc.contributor.referee2Rosseti, Karyna de Andrade Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485943917892114pt_BR
dc.contributor.referee3Sanches, Luciana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358137001200356pt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretendeu investigar a maneira como o planejamento urbano vem influenciando as alterações no clima de áreas urbanas e correlacionar as mesmas com a sensação térmica do usuário do ambiente externo. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar a influencia da substituição do pavimento asfáltico pelo pavimento poroso e pela implantação da vegetação arbórea no desempenho termo higrométrico do ambiente urbano localizado no estacionamento da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET) do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá. Foi instalada uma estação micrometereológica na área escolhida para fazer o registro da temperatura do ar, umidade relativa e temperatura superficial local e também foram coletadas características arbóreas com trena, telêmetro e ceptômetro. Estes dados foram utilizados para calibrar as simulações computacionais das condições com a área revestida com pavimento asfáltico, da substituição do pavimento asfáltico pelo pavimento poroso e pela implantação de vegetação arbórea na região de estudo, realizadas com auxílio do software de computador denominado de ENVI-met. Foram avaliadas as sensações térmicas para os três tipos de cenários idealizadas a partir do índice UTCI (Índice Climático Térmico Universal). Os dados obtidos indicam que a substituição do pavimento asfáltico pelo pavimento poroso resulta em uma diminuição de 4ºC na temperatura superficial, 0,56ºC de redução de temperatura do ar e elevação de 2,36% na umidade do ar. A análise da sensação térmica indicou que não houve modificação significativa na sensação térmica dos pedestres pela introdução do pavimento poroso. No caso da introdução de mais vegetação, a melhoria da sensação térmica somente é sentida nos locais onde há sombreamento pela vegetação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

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