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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do número de pavimentos versus deslocamento horizontal em um edifício de alvenaria estrutural
Autor(es): Silva, Alexandre Oliveira
Orientador(a): Nunes, Claudio Cruz
Membro da Banca: Nunes, Claudio Cruz
Membro da Banca: Nery, Jonathan Almeida
Membro da Banca: Andreghetto, Dionatas Hoffmann
Resumo : A construção em alvenaria estrutural tem sido uma alternativa bastante utilizada no Brasil, devido às suas vantagens em relação aos sistemas convencionais. Para que essas vantagens sejam cada vez mais significativas, necessita-se aprimorar as pesquisas nessa área. Este trabalho consiste em adicionar pavimentos em uma edificação previamente e verificar se os deslocamentos nos níveis superiores estão abaixo do limite normativa H/500,por meio de dois métodos: grupo isolado e grupo com aberturas. Foram adicionadas cargas verticais e horizontais nos novos pavimentos. A partir dos resultados, pode-se dizer se os deslocamentos permitem ou não a construção do edifício. Ao fim, concluiu-se que, desconsiderando as combinações de ações, os deslocamentos são aceitáveis somente pelo método dos grupos com aberturas. Feitas as combinações de serviço, concluiu-se que em ambos os métodos os deslocamentos ficam abaixo do limite H/500, portanto pode-se construir a estrutura.
Palavra-chave: Alvenaria estrutural
Grupos isolados
Grupos com aberturas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Structural masonry
Isolated groups
Groups with openings
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Engenharia Civil - CUC
Referência: SILVA, Alexandre Oliveira. Análise do número de pavimentos versus deslocamento horizontal em um edifício de alvenaria estrutural. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/604
Data defesa documento: 13-Mar-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

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