Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Candine, Paulo Sérgio Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T12:00:11Z | - |
dc.date.available | 2014-03-26 | - |
dc.date.available | 2019-02-12T12:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-26 | - |
dc.identifier.citation | CANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/622 | - |
dc.description.abstract | For decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-02-05T13:04:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Paulo Sérgio Oliveira Candine.pdf: 13979243 bytes, checksum: 42c456512160fa870d163f3fab9e1d9f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-12T12:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Paulo Sérgio Oliveira Candine.pdf: 13979243 bytes, checksum: 42c456512160fa870d163f3fab9e1d9f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-12T12:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Paulo Sérgio Oliveira Candine.pdf: 13979243 bytes, checksum: 42c456512160fa870d163f3fab9e1d9f (MD5) Previous issue date: 2014-03-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Doriane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822387235315790 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Doriane | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822387235315790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magalhães, Sérgio Luiz Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7177803656912594 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Eldemir Pereira de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8010840373748627 | pt_BR |
dc.description.resumo | Há décadas a circulação de pessoas e mercadorias vem causando problemas de todas as naturezas, desde congestionamentos quilométricos, aos altos níveis de poluição provocados pela emissão de gases a partir de veículos, principalmente individuais, além de outras adversidades igualmente importantes. Sabe-se, entretanto, que o modelo de gestão ideal exige um planejamento urbano levando em conta a hierarquização dos modais, priorizando os modos coletivos e não motorizados de deslocamento, uma política praticamente oposta do que vem sendo feito em Cuiabá/Várzea Grande. Com uma preocupação atual maior, as entidades públicas criaram ferramentas de regulamentação e planejamento da Mobilidade Urbana. Baseando-se nessas ferramentas, como a Lei da Mobilidade Urbana e o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, acompanhado da análise de documentos técnicos elaborados, como projetos do Sistema de VLT, modal de média capacidade que está sendo implantado na região metropolitana, verificamos o grau de priorização que o Sistema tem/terá em relação as outras formas de transporte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | VLT | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public transport | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | VLT | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2014_Paulo Sérgio Oliveira Candine.pdf | 13.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.