Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSancho, Philipe Amorim-
dc.date.accessioned2019-02-12T12:02:35Z-
dc.date.available2014-05-06-
dc.date.available2019-02-12T12:02:35Z-
dc.date.issued2014-05-06-
dc.identifier.citationSANCHO, Philipe Amorim. Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/623-
dc.description.abstractCurrently the computer is a tool widely used in education. This broad membership is justified by multiple resources that this tool offers the established method of teaching. This paper discusses the use of the educational program FTOOL as a learning tool of the structural behavior. The objective of this research is to explore the program’s general characteristics and its interaction with students and to present the features that this program offers to complement and assist the study in disciplines related to the implementation methods of structural analysis. The survey consists of survey data with a sample of fourth grader’s Course of Civil Engineering of the University of Mato Grosso that kindly agreed to try FTOOL’s use then exposed for their opinions regarding the questions raised throughout the analysis of the program. The results confirmed these hypotheses showing that the FTOOL is a tool that provides useful resources for learning of the structural behavior and that this utility has promoted the construction of a good concept and great acceptance of the program among students of the course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-02-05T13:18:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Philipe Amorim Sancho.pdf: 1548184 bytes, checksum: 59a26475a69968a54d0a23e4ceec2774 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-12T12:02:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Philipe Amorim Sancho.pdf: 1548184 bytes, checksum: 59a26475a69968a54d0a23e4ceec2774 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-12T12:02:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2014_Philipe Amorim Sancho.pdf: 1548184 bytes, checksum: 59a26475a69968a54d0a23e4ceec2774 (MD5) Previous issue date: 2014-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nince, Paulo Celso do Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072375116263613pt_BR
dc.contributor.referee1Nince, Paulo Celso do Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072375116263613pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Antônio João da-
dc.contributor.referee3Nery, Jonathan Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9135082622899758pt_BR
dc.description.resumoAtualmente a informática é uma ferramenta amplamente utilizada na educação. Esta larga adesão se justifica pelos múltiplos recursos que esta ferramenta oferece ao método consagrado de ensino. O presente trabalho aborda a utilização do programa educacional FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento estrutural. O objetivo desta pesquisa é explorar as características gerais de interação do programa com o estudante e apresentar os recursos que este programa oferece para complementar e auxiliar o estudo em disciplinas ligadas à aplicação dos métodos de análise estrutural. A pesquisa consiste num levantamento de dados junto a uma amostra de alunos da quarta série do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso que gentilmente aceitaram experimentar a utilização do FTOOL para então expor suas opiniões a respeito dos questionamentos levantados ao longo da análise do programa. Os resultados obtidos confirmaram estas hipóteses mostrando que o FTOOL é uma ferramenta que oferece recursos úteis ao aprendizado do comportamento estrutural e que esta utilidade promoveu a construção de um bom conceito e ótima aceitação do programa entre os alunos do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordInformáticapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFTOOLpt_BR
dc.subject.keywordComportamento estruturalpt_BR
dc.subject.keyword2Computerpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2FTOOLpt_BR
dc.subject.keyword2Structural Behaviorpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2014_Philipe Amorim Sancho.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.