Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Emilly Caroline de Moura-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:15:18Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2019-02-27T12:15:18Z-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.identifier.citationMELO, Emilly Caroline de Moura. Influência das características socioeconômicas no consumo de bebida alcoólica entre universitários. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/677-
dc.description.abstractAdmission to university can trigger changes in students' lifestyles, including increased alcohol consumption. Objective: To analyze the influence of socioeconomic characteristics on alcohol consumption among university students. Methods: A cross-sectional study was carried out with students from a Public University of Cuiabá-MT, aged between 16 and 25 years. For data collection, a questionnaire was applied containing socioeconomic and lifestyle. The observed frequency distributions (%) were calculated and the chisquare test was used, considering a significance level of 5%, to evaluate the association between socioeconomic characteristics and alcohol consumption. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Julius Muller University Hospital of the Federal University of Mato Grosso, under the no 1,006, 048, date March 31, 2015. Results: Data from 1038 students were analyzed, of which 50.96% were male, 78.8% were aged between 16 and 19 years, 40.2% declared themselves as white skin color, 69.5% lived with their parents or relatives and 48.5% belonged to economy class B.The frequency of alcohol consumption in the last week was 38.34%, being higher among individuals who belonged to economy class A (52.60%, p <0.01) and among those who lived in a republic or others (47,13%; p= 0.002). Conclusion: It was observed statistical significance of the variables, economic class and with whom resides, with alcohol consumption among university students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-02-20T12:48:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Emilly Caroline de Moura Melo.pdf: 660543 bytes, checksum: f2a474a209deb26511aca4c0caa3718a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-27T12:15:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Emilly Caroline de Moura Melo.pdf: 660543 bytes, checksum: f2a474a209deb26511aca4c0caa3718a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Emilly Caroline de Moura Melo.pdf: 660543 bytes, checksum: f2a474a209deb26511aca4c0caa3718a (MD5) Previous issue date: 2018-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfluência das características socioeconômicas no consumo de bebida alcoólica entre universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978241476354390pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ana Paula Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978241476354390pt_BR
dc.contributor.referee2Beserra, Bruna Teles Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330728627066561pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, July-Ana Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863822777222311pt_BR
dc.description.resumoO ingresso na universidade pode desencadear mudanças no estilo de vida dos estudantes, incluindo o aumento no consumo de bebida alcoólica. Objetivo: Analisar a influência das características socioeconômicas no consumo de bebida alcoólica entre os universitários. Métodos: Estudo transversal, realizado com estudantes de uma Universidade Púbica de Cuiabá-MT com idade entre 16 a 25 anos. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo questões socioeconômicas e de estilo de vida. Foram calculadas as distribuições de frequências observadas (%) e utilizado o teste do qui-quadrado, considerando o nível de significância de 5%, para avaliar associação entre as características socioeconômicas e o consumo de bebida alcoólica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso, sob o parecer nº 1.006.048, de 31 de março de 2015. Resultados: Foram analisados dados de 1038 estudantes, sendo que 50,96% eram do sexo masculino, 78,8% tinham idade entre 16 a 19 anos, 40,2% se declararam de cor da pele branca, 69,5% residiam com os pais ou parentes e 48,5% pertenciam à classe econômica B. A frequência do consumo de bebida alcoólica na última semana foi de 38,34%, sendo maior entre os indivíduos que pertenciam à classe econômica A (52,60%; p<0,01) e entre aqueles que residiam em república ou outros (47,13%; p= 0,002). Conclusão: Foi observada significância estatística das variáveis, classe econômica e com quem reside, com o consumo de bebida alcoólica entre os universitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordConsumo de bebidas alcoólicaspt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.subject.keywordFatores socioeconômicospt_BR
dc.subject.keywordFatores de riscopt_BR
dc.subject.keyword2Consumption of alcoholic beveragespt_BR
dc.subject.keyword2Studentspt_BR
dc.subject.keyword2Socioeconomic factorspt_BR
dc.subject.keyword2Risk factorspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Emilly Caroline de Moura Melo.pdf645.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.