Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva , Gean Marcos Xavier da-
dc.date.accessioned2019-03-28T14:15:03Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2019-03-28T14:15:03Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.identifier.citationSILVA,Gean Marcos Xavier da. Alocações de estrada primária para plano de manejo florestal, comparando diferentes modelos digitais de elevação. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/769-
dc.description.abstractForestry planning is critical to managing a forest and ensuring that the expected results are achieved. With this, the use of digital elevation models has been increasing in the decision support of road projections more effective within the handling. This work aims to apply the optimized route calculation in primary road planning in a forest management area, using the comparison between orbital radar images (SRTM, ASTER and TOPODATA) for calculations of the criteria related to the relief. The data were processed in ArcGIS 10.1 and replicated to the three digital elevation models, in two steps: geographic analysis, by which it generated information on the cost factors of the relief (soil occupation, shading and slope) and optimization, in which Carried out the calculations to define the path of least cost for primary roads, according to the area of viability of total costs. As results, the route of the lowest cost path was obtained, considering the optimization criteria the SRTM model. When comparing the results between the models, the ASTER presented underestimated values in places with elevated altitude, whereas TOPODATA, due to the superficiality of the results, is not recommended for relief studies. It was concluded that the applied methodology presented a satisfactory result in relation to the optimization of primary road costs in a forest management area, using the SRTM model.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-02-25T14:25:43Z No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-03-28T14:15:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T14:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5) Previous issue date: 2017-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlocações de estrada primária para plano de manejo florestal, comparando diferentes modelos digitais de elevaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Lígia Manccini de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929842326614698pt_BR
dc.contributor.referee1Acosta, Fidel Cándano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518376880493801pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9853559151772955pt_BR
dc.description.resumoO planejamento florestal é fundamental para manejar uma floresta e garantir que os resultados esperados sejam atingidos. Com isso, o uso de modelos digitais de elevação têm sido crescente no suporte à decisão de projeções de estradas mais eficaz dentro do manejo. Este trabalho tem como objetivo aplicar o cálculo de rota otimizada no planejamento de estrada primária em uma área de manejo florestal, utilizando o comparativo entre imagens orbitais de radar (SRTM, ASTER e TOPODATA) para cálculos dos critérios relativos ao relevo. Os dados foram processados no ArcGis 10.1, sendo replicado para os três modelos digitais de elevação, em duas etapas: análise geográfica, pela qual gerou informações dos fatores de custo do relevo (ocupação do solo, sombreamento e declividade) e otimização, na qual se realizou os cálculos para definição do caminho de menor custo para estradas primárias, conforme a superfície de viabilidade de custos totais. Como resultados, obteve-se o traçado do caminho de menor custo, considerando os critérios de otimização o modelo SRTM. Ao comparar os resultados entre os modelos, o ASTER apresentou valores subestimados em locais com altitude elevada, enquanto que o TOPODATA, devido a superficialidade dos resultados, não é recomendado para estudos de relevo. Concluiu-se que a metodologia aplicada apresentou um resultado satisfatório em relação a otimização dos custos de estrada primária em uma área de manejo florestal, utilizando o modelo SRTM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Florestal - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpt_BR
dc.subject.keywordSigpt_BR
dc.subject.keywordModelo digital de elevaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperfície de custopt_BR
dc.subject.keyword2Sigpt_BR
dc.subject.keyword2Digital lifting modelpt_BR
dc.subject.keyword2Cost surfacept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Florestal - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf5.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.