Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/769
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva , Gean Marcos Xavier da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T14:15:03Z | - |
dc.date.available | 2017-07-14 | - |
dc.date.available | 2019-03-28T14:15:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA,Gean Marcos Xavier da. Alocações de estrada primária para plano de manejo florestal, comparando diferentes modelos digitais de elevação. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/769 | - |
dc.description.abstract | Forestry planning is critical to managing a forest and ensuring that the expected results are achieved. With this, the use of digital elevation models has been increasing in the decision support of road projections more effective within the handling. This work aims to apply the optimized route calculation in primary road planning in a forest management area, using the comparison between orbital radar images (SRTM, ASTER and TOPODATA) for calculations of the criteria related to the relief. The data were processed in ArcGIS 10.1 and replicated to the three digital elevation models, in two steps: geographic analysis, by which it generated information on the cost factors of the relief (soil occupation, shading and slope) and optimization, in which Carried out the calculations to define the path of least cost for primary roads, according to the area of viability of total costs. As results, the route of the lowest cost path was obtained, considering the optimization criteria the SRTM model. When comparing the results between the models, the ASTER presented underestimated values in places with elevated altitude, whereas TOPODATA, due to the superficiality of the results, is not recommended for relief studies. It was concluded that the applied methodology presented a satisfactory result in relation to the optimization of primary road costs in a forest management area, using the SRTM model. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-02-25T14:25:43Z No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-03-28T14:15:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-28T14:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf: 5971202 bytes, checksum: efb749b88f4cb4995acb028d37fd462e (MD5) Previous issue date: 2017-07-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alocações de estrada primária para plano de manejo florestal, comparando diferentes modelos digitais de elevação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Lígia Manccini de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5929842326614698 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Acosta, Fidel Cándano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3518376880493801 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9853559151772955 | pt_BR |
dc.description.resumo | O planejamento florestal é fundamental para manejar uma floresta e garantir que os resultados esperados sejam atingidos. Com isso, o uso de modelos digitais de elevação têm sido crescente no suporte à decisão de projeções de estradas mais eficaz dentro do manejo. Este trabalho tem como objetivo aplicar o cálculo de rota otimizada no planejamento de estrada primária em uma área de manejo florestal, utilizando o comparativo entre imagens orbitais de radar (SRTM, ASTER e TOPODATA) para cálculos dos critérios relativos ao relevo. Os dados foram processados no ArcGis 10.1, sendo replicado para os três modelos digitais de elevação, em duas etapas: análise geográfica, pela qual gerou informações dos fatores de custo do relevo (ocupação do solo, sombreamento e declividade) e otimização, na qual se realizou os cálculos para definição do caminho de menor custo para estradas primárias, conforme a superfície de viabilidade de custos totais. Como resultados, obteve-se o traçado do caminho de menor custo, considerando os critérios de otimização o modelo SRTM. Ao comparar os resultados entre os modelos, o ASTER apresentou valores subestimados em locais com altitude elevada, enquanto que o TOPODATA, devido a superficialidade dos resultados, não é recomendado para estudos de relevo. Concluiu-se que a metodologia aplicada apresentou um resultado satisfatório em relação a otimização dos custos de estrada primária em uma área de manejo florestal, utilizando o modelo SRTM. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Florestal - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sig | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo digital de elevação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superfície de custo | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Sig | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Digital lifting model | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cost surface | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Florestal - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-2017- GEAN MARCOS XAVIER DA SILVA.pdf | 5.83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.