Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bruna Mendes de-
dc.date.accessioned2019-04-04T21:33:38Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2019-04-04T21:33:38Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruna Mendes de. Uma análise da utilização de pesquisas realizadas pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) no planejamento estratégico das organizações. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/815-
dc.description.abstractThis paper aims to present how associations can contribute within the strategic planning of organizations affiliated to the Industrial and Business Association of Rondonópolis. The aim of the research is to analyze the importance of using the research carried out by the association in Rondonópolis organizations in organizational planning. The research problem was approached, as the research carried out on commemorative dates by the Commercial and Industrial Commercial Association of Rondonópolis / (IPA) are used by the members in the strategic planning of their organization? The survey conducted by the IPA-Acir Research Institute provides the use of a tool, and allows the mapping of consumers' shopping habits, tracing and diagnosing the trends of changes and may affect their strategic planning and the performance of their organization. The research was qualitative and descriptive, an empirical theoretical study. The data collection was through questionnaires adapted and sent by the drive. The research was carried out to understand and know the feasibility of the research carried out by the association in the department of the IPA - Institute of Research Acir. Given the results obtained on strategic planning and competitive advantages, we can see from the answers that the entrepreneurs of Rondonópolis know what strategic planning is and how important to have competitive advantage. The highest percentages of participations are found in the positive responses that are: I agree in part, I agree to a large extent and I fully agree. The planning is internal and external analysis of the environment, the more information the better elaborated will be the planning avoiding to solve unexpected problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-04-04T21:30:48Z No. of bitstreams: 2 TCC_2018_Bruna Mendes.pdf: 653918 bytes, checksum: 52018bf4a1df105ec7589ce7909e9873 (MD5) Autorização_Bruna Mendes.pdf: 1805694 bytes, checksum: c34d8d15d6ade94a17a4b1b69a53cd3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-04-04T21:33:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2018_Bruna Mendes.pdf: 653918 bytes, checksum: 52018bf4a1df105ec7589ce7909e9873 (MD5) Autorização_Bruna Mendes.pdf: 1805694 bytes, checksum: c34d8d15d6ade94a17a4b1b69a53cd3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-04T21:33:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2018_Bruna Mendes.pdf: 653918 bytes, checksum: 52018bf4a1df105ec7589ce7909e9873 (MD5) Autorização_Bruna Mendes.pdf: 1805694 bytes, checksum: c34d8d15d6ade94a17a4b1b69a53cd3f (MD5) Previous issue date: 2018-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise da utilização de pesquisas realizadas pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) no planejamento estratégico das organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Desidério, Paulo Henrique Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502pt_BR
dc.contributor.referee1Desidério, Paulo Henrique Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Heitor Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2926702788415603pt_BR
dc.contributor.referee3Pugas, Maurício Alves Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253742451345244pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar como as associações podem contribuir dentro do planejamento estratégico das organizações filiadas à Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis. O intuito da pesquisa é fazer uma análise de qual a importância de utilizar as pesquisas realizadas pela associação nas organizações de Rondonópolis no planejamento organizacional. O problema de pesquisa abordado, foi como as pesquisas realizadas em datas comemorativas pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis/ (IPA) são aproveitadas pelos associados no planejamento estratégico de sua organização? A pesquisa realizada pelo IPA- Instituto de Pesquisa Acir fornece o uso de ferramenta, e permite o mapeamento dos hábitos de compras dos consumidores, traçando e diagnosticando as tendências de mudanças podendo vim afetar seu planejamento estratégico e o desempenho de sua organização. A pesquisa foi de caráter qualitativo e descritivo, um estudo teórico empírico. A coleta de dados foi por meio de questionários adaptados e enviado pelo drive. A pesquisa foi realizada para compreender e saber a viabilidade das pesquisas realizada pela associação no departamento do IPA- Instituto de Pesquisa Acir. Diante dos resultados obtidos sobre planejamento estratégico e vantagens competitivas, podemos perceber diante das respostas que os empresários de Rondonópolis sabem o que é planejamento estratégico e o quão importante para se ter vantagem competitivas. As porcentagens maiores das participações se encontram nas resposta positivas que são: concordo em parte, concordo em grande parte e concordo plenamente. O planejamento é analise interna e externa do ambiente, quanto mais informação melhor elaborado será o planejamento evitando solucionar problemas inesperados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programAdministração - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordEstratégias competitivaspt_BR
dc.subject.keyword2Strategic planning,pt_BR
dc.subject.keyword2Competitive strategiespt_BR
dc.subject.keyword2Organizational planningpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Bruna Mendes.pdf638.59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Bruna Mendes.pdf1.76 MBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.