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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efetividade de uma tecnologia educativa na promoção da saúde feminina
Autor(es): Lazarotto, Valéria
Orientador(a): Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Prevedello, Alexandra Secreti
Membro da Banca: Calicchio, Maria das Graças de Mendonça Silva
Resumo : A saúde feminina, tem se destacado em sua fragilidade ao desenvolvimento de problemas voltados especialmente à saúde reprodutiva e sexual. Visto que a informação promove melhorias nas condições de vida, entende-se que existe uma grande necessidade de promover meios para aumentar a informação da população feminina. Objetivou-se avaliar a efetividade de uma tecnologia educativa na promoção da saúde feminina da população de Sinop – MT. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado através de uma pesquisa de campo, entre outubro de 2016 a junho de 2017. Os dados foram coletados através de dois questionários estruturados com questões fechadas, aplicados em duas etapas. O primeiro aplicado para verificar o conhecimento prévio das mulheres. Sendo depois apresentado a tecnologia educativa intitulada “Cartilha Saúde da Mulher” para leitura, abordando os temas: exame preventivo, papilomavírus humano (HPV), câncer de colo de útero e de mama, mamografia, exame clínico e autoexame das mamas. Posteriormente, foi entregue um segundo questionário para avaliar a contribuição dessa tecnologia educativa ao público pesquisado. Os dados foram coletados e alocados numa planilha no Excel, sendo feita a dupla digitação para se evitar erros. Seguidamente foi feita a análise estatística descritiva. A pesquisa teve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos sob número de parecer 1.878.752. Os dados foram avaliados através da comparação das mudanças ocorridas entre os questionários, e apresentados em tabelas. Os resultados mostraram que 38% das mulheres possuíam idade entre 31 aos 41 anos; 29,55% tinham ensino médio completo; 90,91% das mulheres disseram ser heterossexual; e 59,09% eram casadas. Quanto às mudanças nas respostas dos questionários após a leitura da cartilha, 43,19 % das mulheres apresentaram alteração superior a 50% em suas respostas, resultando em uma alteração significativa. As demais tiveram uma mudança moderada, mas que mesmo assim obtiveram inserção de novos conceitos, pois alteraram suas respostas acima de 20 % das questões. Tendo em vista as mudanças ocorridas entre as respostas dos questionários, podemos concluir que a tecnologia educativa contribuiu na aquisição de novas informações. Sendo que esta despertou nas mulheres participantes da pesquisa uma maior compreensão acerca dos temas abordados.
Resumo em lingua estrangeira: Women’s health has been highlighted due its fragility in relation to the development of problems, especially those associated with reproductive and sexual health. Considering that information promotes improvements in living conditions, it is understood that there is a great need to promote ways to enhance information for the female population. Thus, this paper was intended to assess the effectiveness of an educational technology in promoting the health of the female population of Sinop – MT. This is an exploratory and descriptive study, with a quantitative approach, which was performed through a field survey, between October 2016 and June 2017. The data were collected through two structured questionnaires with closed questions, applied in two steps. The first one was applied to check the prior knowledge of women. Subsequently, the educational technology titled "Women’s Health Booklet” was presented for reading, addressing the following topics: preventive examination, human papillomavirus (HPV), cervical and breast cancer, mammography, clinical examination and self-examination of the breasts. Later, a second questionnaire was delivered to assess the contribution of this educational technology to the researched public. The data were collected and inserted into an Excel spreadsheet, where we typed them twice with the aim to avoid errors. After that, the descriptive statistical analysis was performed. The research was approved by the Ethics Committee on Research involving Human Beings under opinion number 1,878,752. The data were assessed by comparing the changes occurred among the questionnaires, and then displayed in tables. The results showed that 38% of the women were aged between 31 and 41 years; 29.55% had completed high school; 90.91% of the women said they were straight; and 59.09% were married. Concerning the changes in the responses of the questionnaires after the reading of the booklet, 43.19% of the women showed changes greater than 50% in their responses, resulting in a significant change. The others had a moderate change, but even so they obtained new concepts, since they changed their responses in more than 20% of the questions. In view of the changes that occurred among the responses of the questionnaires, it can be concluded that the educational technology has contributed to the acquisition of new information. It is because this technology aroused among the researched women a greater understanding about the addressed topics.
Palavra-chave: Saúde da Mulher
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Women's Health
Health Education
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: LAZAROTTO, Valéria. Efetividade de uma tecnologia educativa na promoção da saúde feminina. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/963
Data defesa documento: 18-Jul-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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