Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/991
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil nutricional de escolares do município de Cuiabá, MT segundo dados do Programa Escola com Saúde
Autor(es): Bezerra, Cristiana Pinheiro da Silva Canuto
Orientador(a): Pereira, Shirley Ferreira
Membro da Banca: Pereira, Shirley Ferreira
Resumo : O estado nutricional das crianças pode ser determinante de um bom desempenho escolar, por isso a intervenção do Estado em ações de promoção da Saúde é imprescindível para garantir o melhor desenvolvimento da educação e da saúde no país. O Programa Escola com Saúde tem como finalidade de contribuir na formação integral dos estudantes da rede municipal de educação promovendo a saúde dos estudantes. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de escolares de 6 a 9 anos do município de Cuiabá, MT. Métodos: Utilizado os dados de escolares coletados por profissionais do Programa Escola com Saúde da Prefeitura Municipal de Cuiabá, MT do ano de 2014, foram copilados, dados antropométricos e a avaliação nutricional de escolares com idade entre 06 a 09 anos, de uma escola de cada regional, recomendadas por profissionais que atuam no programa. E analisados no programa Epi-Info 2000. Os resultados foram expressos sob a forma de média ± desviopadrão e frequências. Quando aplicável foi utilizado o teste do Qui-quadrado. Foi estabelecido o limite de significância em 5% (p< 0,05). Resultados: A amostra deste estudo somam 648 crianças de 06 a 09 anos, sendo que 52,5% do sexo masculino e 47,5% do feminino. Somente 0,5% das crianças apresentaram baixa estatura e no indicador de IMC/idade, a prevalência de alunos com sobrepeso foi de 13,7% e em alunos com obesidade de 10%. Quanto ao indicador de IMC/idade relacionado a idade, o sobrepeso está maior na faixa etária de 08 anos em 18,1% das crianças. Foi identificada a predominância de obesidade entre as crianças de 06 anos, 13,5%, seguido das crianças de 09 anos com 13,2%, esses resultados tiveram associação estatística significativa. Regional Leste apresentou a prevalência do excesso maior que a Regional oeste com 27,2%, com significância estatística. Apenas três crianças (0,8%) apresentaram baixa estatura. Conclusão: A prevalência de excesso de peso deste estudo assemelha-se a outros estudos, demonstrando a forte evidência da transição nutricional vivenciada no país. Constatou que essa prevalência de excesso de peso não está necessariamente ligada ao nível socioeconômico, mas nos tipos de hábitos alimentares adquiridos pelos escolares.
Palavra-chave: Avaliação nutricional
Estado nutricional
Saúde escolar
Criança e obesidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição Clínica - CUC
Referência: BEZERRA, Cristiana Pinheiro da Silva Canuto. Perfil nutricional de escolares do município de Cuiabá, MT segundo dados do Programa Escola com Saúde. 2016. 24 f. TCC (Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/991
Data defesa documento: 2016
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição Clínica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Cristiana Pinheiro da Silva Canuto Bezerra.pdf399.07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.