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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1040
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Repavimentação asfáltica da avenida Ministro João Alberto entre os quilomêtros 0 e 2 no munícipio de Barra do Garças-MT: estudo da influência na drenagem urbana |
Autor(es): | Vieira, Vinícius Aranha |
Orientador(a): | Zampiere , éssica Nathália Florêncio |
Membro da Banca: | Zampiere , Jéssica Nathália Florêncio |
Membro da Banca: | Freitas Júnior, Moisés Gomes |
Membro da Banca: | Corrêa Neto, Milton Vizini |
Resumo : | Com a redução demasiada das áreas permeáveis em função dos efeitos da urbanização, faz-se necessário a implantação de sistemas de drenagem urbana para auxiliar na capitação das vazões, de modo a aliviar os picos de cheias nas regiões mais urbanizadas. Assim, objetiva-se analisar os efeitos da repavimentação no trecho que compreende os quilômetros 0 e 2 da avenida Ministro João Alberto para com o sistema de drenagem instalado na via, de modo a verificar a influência no aumento do escoamento superficial e o comprometimento dos dispositivos drenantes. Para tanto, por meio da metodologia quantitativa e aplicada, foi realizada a caracterização dos elementos que compõe o presente sistema de drenagem (sarjeta, boca-de-lobo, poço de visita), de modo a avaliar sua capacidade hidráulica e por intermédio de revisão bibliográfica, foi realizada a classificação da pista ao qual é instalada o sistema de drenagem. Através do método racional, contatou-se que o presente sistema drenante apresenta-se ineficiente, devido a alteração provocada pelo sucessivo processo de repavimentação, que de forma significante elevou a altura da camada de rolamento da pista, efeito modificador do perfil do elemento sarjeta. Mediante o mesmo método racional, foi possível estabelecer um redimensionamento do sistema de drenagem e um comparativo quantitativo entre possível projeto e a situação atual que se encontra tal sistema drenante, o que permite concluir que de fato os efeitos da repavimentação foram colaboradores para o aumento do escoamento superficial, pois alterou-se 97,664% das sarjetas e danificou 47,05% das bocas-de-lobo. Logo, a medida plausível para amenizar estes efeitos foi o redimensionamento do sistema drenante. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the reduction of permeable areas due to the effects of urbanization, it is necessary to implement urban drainage systems to assist in the capitation of flow rates, so as to relieve peak floods in more urbanized regions. The objective of this study is to analyze the effects of the resurfacing in the stretch that comprises the kilometers 0 and 2 of the Avenida João Alberto avenue to the drainage system installed in the road, in order to verify the influence in the increase of the surface run-off and the compromise of the devices draining. To do so, through the quantitative and applied methodology, the characterization of the elements that compose the present drainage system (gutter, mouth-of-wolf, visitor's well) was carried out, in order to evaluate its hydraulic capacity and through review the classification of the lane to which the drainage system is installed. By means of the rational method, the present drainage system was inefficient, due to the alteration caused by the successive resurfacing process, which significantly increased the height of the runway layer, modifying the profile of the gutter element. By means of the same rational method, it was possible to establish a resizing of the drainage system and a quantitative comparison between a possible project and the current situation of such drainage system, which allows to conclude that in fact the effects of resurfacing were contributors to the increase in surface run-off, since 97.664% of the gutters were altered and 47.05% of the lobsters were damaged. Therefore, the plausible measure to ameliorate these effects was the resizing of the drainage system. |
Palavra-chave: | Sistema de drenagem Escoamento superficial Urbanização Dispositivos de drenagem Repavimentação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Drainage system Run-off Urbanization Drainage devices Resurfacing |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Curso: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | VIEIRA, Vinícius Aranha. Repavimentação asfáltica da avenida Ministro João Alberto entre os quilomêtros 0 e 2 no munícipio de Barra do Garças-MT: estudo da influência na drenagem urbana. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1040 |
Data defesa documento: | 25-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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